Home Página Inicial > Ações > Culturais > Estações em Foco

Estações em Foco

Enfatizando a proposta de sensibilização de seus passageiros através da arte, a Trensurb realizou Concurso Fotográfico Estações em Foco, na categoria amador. Este projeto buscou ampliar a integração dos usuários com o trem, incentivando novas percepções dos ambientes de uso cotidiano através da produção de imagens fotográficas. O trabalho teve o patrocínio da T´trans, Ativa, Gráfica Maredi e produção da Lathu Sensu Administração Cultural.

O projeto realizado durante o ano de 2001, inicialmente apresentou o trabalho de oito fotográfos gaúchos, que mostraram através de suas imagens as possibilidades de olhares tendo como cenário as estações e trens. Nessa primeira etapa a ideia foi de sensibilizar os fotógrafos amadores a inscreverem-se no concurso que obteve a participação de 132 pessoas.

O LIVRO: O projeto resultou na publicação de um livro com as imagens dos fotógrafos profissionais (Dulce Helfer, Eduardo Aigner, Eneida Serrano, Jaqueline Joner, Leonid Streliaev, Leopoldo Plentz, Luiz Carlos Felizardo e Vilma Sonaglio) e dos fotógrafos amadores participantes do concurso, Gustavo Schenini Diehl – 1º lugar, Lucas Cuervo de Azevedo Moura – 2º lugar e de Gabriel da Costa Schmidt e Leandro Fontoura Caobelli, empatados em 3º lugar.

Foram concedidos também menções honrosas a Carlos Alberto Colombo, Christiano Witt Gonçalves, Denise Valéria Helfenstein, Domingos de Almeida Martins Costa, Elenir Terezinha Salbego Ereno, Gerson Luís Turelly, Mariana Valente Correa Pinto e Roberta Venzon Borges.

A comissão julgadora do concurso foi composta por Eva Sopher (presidente da Fundação Theatro São Pedro), Maria Margarida Santi de Kremer (coordenadora pedagógica da 3ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul), Alexandre Santos (doutorando em Artes Visuais e pesquisador de História da Fotografia), Lúcia Tedesco Silber (coordenadora do projeto) e Jânio Ayres (jornalista e assessor de imprensa da Trensurb).

Compartilhe

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000