Home Página Inicial > Notícias > ESTAÇÃO CULTURAL: TRENSURB PROMOVE LIVE SOBRE O LEGADO DE MARIO QUINTANA

ESTAÇÃO CULTURAL: TRENSURB PROMOVE LIVE SOBRE O LEGADO DE MARIO QUINTANA

23.06.2020

Bate-papo com estudiosos da obra do poeta terá transmissão ao vivo por meio da página do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos no Facebook, na sexta-feira (26), a partir das 16h30.

Na próxima sexta-feira (26), a Trensurb, por meio do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT), realiza um bate-papo com transmissão ao vivo a respeito do legado de Mario Quintana. Os participantes serão pesquisadores de literatura, estudiosos da obra do poeta: André Mitidieri, Sérgio de Castro Pinto e Sérgius Gonzaga. Para acompanhar a live, basta acessar a página do evento ou a página do EMLsT no Facebook.
 
A atividade será a segunda da retomada do projeto Estação Cultural por meio das plataformas digitais. A primeira, realizada em 5 de junho, foi uma live com os autores gaúchos Alcy Cheuiche, Armindo Trevisan e Élvio Vargas, que falaram sobre os impactos da Covid-19 no mundo da literatura. Lançado originalmente em 2018 e realizado novamente no segundo semestre de 2019, o Estação Cultural levou às dependências do metrô ações regulares como oficinas, apresentações musicais e cênicas.
 
Nascido em Alegrete, no interior do estado, em 30 de julho de 1906, Mario Quintana foi escritor, tradutor e jornalista, considerado um dos maiores poetas do Brasil. Ficou conhecido como o poeta das coisas simples graças ao coloquialismo, à fácil compreensão e o forte apelo emocional de seus poemas mais conhecidos, normalmente em prosa. Deixou, porém, uma obra bastante diversificada, transitando por diversas formas e estilos poéticos. Publicou dezenas de livros de poesia e infantis, além de traduzir mais de 130 obras de literatura estrangeira. Faleceu em Porto Alegre, em 5 de maio de 1994. Mario Quintana empresta seu nome ao espaço cultural localizado no túnel de acesso às plataformas da Estação Mercado da Trensurb, que, desde 2006 – ano do centenário do poeta – recebe exposições fotográficas e artísticas.
 
Para o gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres, as lives do Estação Cultural são uma espécie de retomada dos serviços do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb, cujas unidades na estações Mercado e Novo Hamburgo permanecem fechadas desde março em função da pandemia. Porém, para o gerente, essa iniciativa vai além do acesso ao livro, promovendo reflexão e um engajamento diferente com os associados e o público em geral.
 
Os convidados
 
André Mitidieri é professor titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus (BA), no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras – Linguagens e Representações. Lidera o Grupo de Pesquisa “O Espaço Biográfico no Horizonte da Literatura”. É consultor ad-hoc da CAPES, membro do GT Homocultura e Linguagens ANPOLL. Também dirigiu o Programa de Extensão Revisões do Cânone (PECANO), de 2012 a 2020. Possui pós-doutorado em Estudos Literários pela UFRGS; mestrado e doutorado em Letras pela PUCRS, área de concentração em Teoria da Literatura; graduação em Letras pela URCAMP e em História pela URI, Campus Frederico Westphalen.
 
Sérgio de Castro Pinto é poeta, jornalista e professor titular aposentado da Universidade Federal da Paraíba. Defendeu teses de dissertação de mestrado e doutoramento sobre Manuel Bandeira e Mario Quintana. Publicou diversos livros de poesia e de ensaios e venceu o prêmio Guilherme de Almeida, da União Brasileira de Escritores, pelo livro Zoo Imaginário. Conquistou a primeira colocação no Festival de Poesia Falada, de Campos dos Goytacazes (RJ), com o poema Camões/Lampião.
 
Sérgius Gonzaga  é professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. De 2005 a 2012, foi secretário de Cultura de Porto Alegre e, atualmente, é coordenador de Literatura e Humanidades nessa Secretaria. Entre seus diversos livros lançados, está o Curso de Literatura Brasileira (7ª edição). Neste ano, deve lançar seu próximo livro: O Esplendor da Ficção, sobre o “boom” latino-americano.
 
O Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos
 
As unidades do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô, permanecem fechadas por tempo indeterminado devido à pandemia. Enquanto isso, os associados e interessados em conhecer o trabalho da biblioteca da Trensurb podem seguir a página do EMLsT no Facebook, enviar mensagens, acompanhar os conteúdos publicados diariamente e solicitar a renovação de livros já retirados.
 
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, na plataforma de embarque da Estação Mercado, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos ganhou uma unidade adicional no saguão da Estação Novo Hamburgo em março de 2019. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com 9,5 mil exemplares (dos quais cerca de 2,3 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis gratuitamente para os mais de 7 mil associados.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?amp%3Bcodigo_sitemap_pai=96&amp%3BsitemapPage=3&codigo_sitemap=5613&sitemapPage=112345de 512paginas_noticias_detalhes.php?amp%3Bcodigo_sitemap_pai=96&amp%3BsitemapPage=3&codigo_sitemap=5613&sitemapPage=3

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000