Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB PROMOVE NOVAS INTERVENÇÕES DA CAMPANHA ETIQUETA URBANA

TRENSURB PROMOVE NOVAS INTERVENÇÕES DA CAMPANHA ETIQUETA URBANA

08.07.2019

Realizada desde 2011, campanha chega a sua oitava etapa buscando melhorar a convivência no metrô por meio da divulgação de dicas de comportamento.

A Estação Mercado, da Trensurb, e os carros dos trens receberam novas intervenções da campanha Etiqueta Urbana na quinta (4) e sexta-feira (5). A oitava fase da campanha foi lançada com intervenção similar na última segunda-feira (1º). Desde 2011, a iniciativa busca melhorar a convivência no metrô, divulgando dicas de comportamento nos trens e estações.
 
Na quinta-feira, houve distribuição do Guia Etiqueta Urbana aos usuários que passavam pela Estação Mercado, com a presença do Zurbinho, mascote da Trensurb, que interagiu e chamou a atenção do público. O Guia traz as 11 dicas de convivência da campanha (listadas abaixo). Usuária do metrô, Luci Marra declarou-se satisfeita com a atitude da empresa: “Eu acho maravilhoso tudo que é indicado pra educação, principalmente para o nosso povo que, às vezes, entra com mochila e faz uma confusão dentro do trem”. Também usuária dos serviços da Trensurb, Alessandra da Silveira afirmou: “Acho importante serem distribuídos esses guias porque realmente tem usuários que atrapalham mesmo”. Ela avalia que “é bom para todos, pois educação deve sempre estar em primeiro lugar e a Trensurb faz a sua parte e as pessoas devem fazer a delas também”.
 
Na sexta-feira, a exemplo do que havia ocorrido no lançamento da nova fase da campanha, a intervenção teve a participação do personagem Alípio Tchutchukinho, interpretado pelo ator Maikinho Pereira, junto do Zurbinho. Eles interagiram com o público nos trens, falando sobre as dicas e entregando os guias. “É muito importante essa ação de conscientizar as pessoas”, avalia o usuário Fernando Lima, que estava em um dos trens onde ocorreu a intervenção. “Não só para os usuários da Trensurb, mas também para todas as pessoas”, completa. Algumas das dicas da campanha aplicam-se também a outros meios de transporte e locais públicos. Usuária do metrô, Mara Freitas também esteve presente no momento da ação e apoia a iniciativa da Trensurb. “Acho que as pessoas deveriam respeitar os assentos dos idosos, gestantes e deficientes que já estão devidamente indicados”, afirma.
 
As intervenções com Zurbinho e Alípio seguem ocorrendo ao longo dos meses de julho e agosto. As próximas estão programadas para os dias 16 (partindo às 10h da Estação Mercado), 17 e 19 (em ambas as datas, partindo às 13h30 da Estação Mercado). Além disso, para essa oitava fase da campanha, foram criados novos materiais gráficos e em vídeo para divulgação nos perfis da empresa nas redes sociais.
 
Histórico
 
A campanha de Etiqueta Urbana nasceu em 2011, a partir de sugestões recebidas pela antiga Central de Atendimento ao Usuário da Trensurb. Na época, foram lançadas cinco dicas iniciais de etiqueta para o convívio diário adequado nos trens, abordando os principais problemas detectados no comportamento do público em geral. Na fase seguinte, ainda em 2011, foram divulgadas cinco novas dicas. Em 2012, todas as dez foram agregadas em um pequeno guia distribuído nas estações. Essa terceira fase teve, ainda, novas adesivagens indicando os assentos preferenciais nos trens. Na quarta etapa, em 2014, duas novas dicas foram incluídas, totalizando 12, e, pela primeira vez, intervenções artísticas fizeram parte das ações de divulgação. Em 2015, a quinta fase da campanha trouxe atores que interagiram com os usuários e demostraram, de forma bem humorada, bons e maus exemplos de comportamento. A divulgação das dicas também foi ampliada com novas postagens nas redes sociais. O formato foi mantido na etapa desenvolvida em 2016. Em 2017, o Zurbinho passou a participar das intervenções no metrô e um videoclipe da campanha foi lançado, além de novos materiais para as redes sociais.
 
Confira as dicas:
 
- não obstrua as portas e acomode-se ao longo dos carros;
- mantenha-se à direita nas escadas e ao entrar e sair dos trens;
- evite sentar-se no chão;
- respeite os bancos preferenciais;
- use fones de ouvido ao viajar escutando música;
- retire a mochila das costas;
- ao sentar, não invada o espaço alheio;
- jogue o lixo na lixeira;
- não se encoste na barra, segure-a somente com as mãos;
- não fique no trem no desembarque final;
- não ande de skate nas estações.
 
Foto: Angelo Pieretti/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 496paginas_noticias_detalhes.php?amp%3Bcodigo_sitemap_pai=96&amp%3BsitemapPage=5&codigo_sitemap=5368&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000