Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB ABRE PROCESSO LICITATÓRIO PARA FABRICAÇÃO DOS VEÍCULOS DO SISTEMA AEROMOVEL

TRENSURB ABRE PROCESSO LICITATÓRIO PARA FABRICAÇÃO DOS VEÍCULOS DO SISTEMA AEROMOVEL

29.12.2010

As propostas serão recebidas no dia 26 de janeiro, às 9h30min, na sede da empresa.

As propostas serão recebidas no dia 26 de janeiro, às 9h30min, na sede da empresa.

Foi aberto pela Trensurb, no dia 23, o processo licitatório público para a contratação da fabricação dos veículos para a linha do sistema Aeromovel, que fará a ligação entre o novo terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho e a Estação Aeroporto da Trensurb. A modalidade de concorrência será do tipo Menor Preço Global, estimado em R$ 2.848.904,21, referente a novembro de 2010. O contrato compreende o fornecimento de dois veículos, incluindo serviços de engenharia, suprimentos, montagem, instalações, fabricação e transporte.

De acordo com o gerente de Mobilidade Urbana da Trensurb, Sidemar Francisco da Silva, são necessários dois veículos: um modelo A-100, que comportará 150 lugares e terá 12,90m de comprimento e um modelo A-200, que terá capacidade para 300 passageiros e 24,20m de comprimento. Conforme o previsto no edital, as empresas interessadas deverão visitar as instalações da empresa Aeromovel Brasil S.A, em São Leopoldo, a fim de conhecer os modelos de veículos experimentais por ela desenvolvidos.

As propostas serão recebidas no dia 26 de janeiro, às 9h30min, no auditório da Trensurb (Av. Ernesto Neugebauer, 1985, bairro Humaitá, Porto Alegre). O edital está disponível para consulta no site www.trensurb.gov.br, link “licitações”.

Começa sondagem geotécnica no local onde será construído o Aeromovel

Já estão sendo realizadas as sondagens geotécnicas da obra do Aeromovel, com o objetivo de confirmar as informações contidas nos projetos das fundações. A ação deve ser concluída até o final da primeira quinzena de janeiro. De acordo com Sidemar, “as obras de fundação e a fabricação dos pilares estão previstas para ocorrer entre a segunda quinzena de janeiro e o início de fevereiro”.

O projeto Aeromovel

Orçado em R$ 29,8 milhões, o projeto usa tecnologia 100% nacional e será totalmente desenvolvido no Rio Grande do Sul. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários ao terminal. O trajeto de 952m, com duas estações de embarque, será percorrido em 90 segundos. A linha contará com dois veículos, que estarão em funcionamento conforme a demanda do período.

Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS), o Aeromovel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, de concepção totalmente brasileira, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=2663&sitemapPage=323456de 488paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=2663&sitemapPage=5

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000