Home Página Inicial > Notícias > ANO INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES É TEMA DO ARTE NOS TRILHOS 2011

ANO INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES É TEMA DO ARTE NOS TRILHOS 2011

25.11.2011

Evento cultural terá apresentações na Estação Mercado e no Museu do Trem, nas quintas-feiras de dezembro - exceto no dia 29.

O Arte nos Trilhos leva cultura e entretenimento aos usuários da Trensurb anualmente desde 2008 – com edições, também, entre 2000 e 2003. Sempre em dezembro, diversos artistas apresentam-se nas estações, dando um toque diferenciado à rotina de final de ano no metrô gaúcho. Em 2011, o tema do evento será o Ano Internacional dos Afrodescendentes, levando à Estação Mercado e ao Museu do Trem apresentações nas quintas-feiras de dezembro – exceto no dia 29.

O Ano Internacional dos Afrodescendentes foi lançado no Dia dos Direitos Humanos, 10 de dezembro de 2010, na Assembleia Geral da ONU, pelo Secretário-Geral Ban Ki-Moon, visando a promover a integração de pessoas de ascendência africana em todos os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais da sociedade, e incentivar a busca por maior conhecimento e respeito pela sua herança e cultura diversificadas.

O Arte nos Trilhos é organizado pela Trensurb, com apoio da Caixa Econômica Federal. Confira as atrações em cada uma das datas:

01/12, 19h - Estação Mercado - Cerimônia de abertura. Show: Instituto Brasilidades;
08/12, 19h - Estação Mercado - Shows: Os Remanescentes e Canta Brasil;
15/12, 19h - Estação Mercado - Shows: Zamba Ben e Brilho da Lata;
22/12, 19h - Museu do Trem (São Leopoldo) - Cerimônia de encerramento. Show: Buquezeiros Choro & Samba.

O afrodescendente em destaque na Trensurb

Até 5 de dezembro, a Galeria Mario Quintana, na Estação Mercado, (En)Foco - Memórias, Identidades e Representações do Negro em Porto Alegre. A série de registros aponta a influência dos afrodescendentes no contexto cultural da Capital gaúcha, e foi produzida em uma parceria entre o Núcleo do Povo Negro da Carris, a Memória Carris e a Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Na vitrine da Biblioteca Livros sobre Trilhos, localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado, o tema é a consciência negra, com títulos que referem à temática e autores negros, como Machado de Assis. Para retirar livros no espaço, é necessário apenas um cadastro gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), juntamente com uma foto 3x4 e comprovante de residência.

Arte: Gisele Endres, da Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 496paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3094&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000