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PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DA TRENSURB RESULTA EM 91,6% DE APROVAÇÃO DOS SERVIÇOS

29.11.2011

Questionário foi aplicado no mês de outubro em todas as estações da Trensurb, envolvendo 1.500 usuários que circulavam em todos os horários de funcionamento do sistema.

A Trensurb concluiu a pesquisa Satisfação e Perfil dos Usuários, realizada entre os dias 17 e 23 de outubro pelo Instituto Pesquisas de Opinião. Um dos objetivos da pesquisa era avaliar o índice de satisfação dos usuários quanto ao sistema e os serviços oferecidos. O índice geral de satisfação dos usuários alcançou 91,6%, mantendo-se a média do ano anterior, de 91,9%. A margem de erro é de 2,5%.

No quesito limpeza, 93,7% dos usuários se dizem satisfeitos. Quanto ao atendimento dos funcionários, o nível de satisfação alcançou 93,5%. A comunicação visual é aprovada por 92,4% dos usuários. O nível de satisfação quanto às instalações comerciais é de 92,2%. Para 91,3% dos entrevistados, o tempo de espera nas bilheterias é satisfatório. A infraestrutura – incluindo elevadores, conservação das composições, banheiros, escadas rolantes e iluminação em trens e estações – é aprovada por 87,1% dos usuários. 82,2% dos entrevistados estão satisfeitos com a segurança – em trens, estações (incluindo entradas e saídas) e passarelas. Para 72,8% dos usuários, os intervalos entre as viagens é satisfatório. A lotação dos trens tem nível de satisfação de 44,7%. Todos esses níveis de satisfação tiveram melhora em relação à pesquisa de 2010.

De acordo com a gerente de Planejamento da Trensurb, Marcia Alexandra Zorn, "esse resultado foi apresentado à direção da empresa que imediatamente solicitou compartilhar os dados ao corpo gerencial e que as áreas proponham projetos de melhorias, pois mesmo tendo obtido excelentes índices de aprovação, sempre é possível qualificar nossa prestação de serviços".

Perfil socioeconômico

A metodologia da pesquisa contou com a aplicação de questionários a 1.500 usuários, distribuídos entre as 17 estações conforme o percentual de demanda de cada uma delas. Os questionários foram aplicados em diferentes horários e dias da semana.

Quanto ao perfil socioeconômico do usuário, o público feminino cresceu no sistema em relação ao masculino, alcançando 58,5% - em 2010, o número ficou em 50,4%. Quanto ao estado civil, 52,5% dos usuários são solteiros e 38,4%, casados. O metrô é o transporte utilizado, em grande parte, por pessoas de 18 a 34 anos (52,5%).

A escolaridade dos usuários da Trensurb é predominantemente de nível médio (37,5%), seguida pelo superior incompleto (16,3%). No que se refere à ocupação, 57,7% são empregados com carteira assinada. O percentual de estudantes, que em 2010 somava 9%, agora é de 11,9%, e o índice de desempregados caiu de 2% para 1,1%.

A distribuição de renda familiar e individual dos usuários da Trensurb segue estável. A renda individual de 84,8% dos usuários é de um a três salários mínimos. A renda familiar de 71,2% dos entrevistados é de um a quatro salários mínimos.

Os hábitos de deslocamento dos usuários foram avaliados através das variáveis: tempo de utilização, freqüência de utilização do sistema, motivo pelo qual o usuário escolhe o metrô como transporte, maneira que chegou até a estação, de onde veio e para onde está indo, tempo de deslocamento até a estação e como irá completar a viagem. Pela pesquisa, os usuários da Trensurb utilizam o sistema há mais de cinco anos (62%), principalmente de segunda à sexta-feira (35,3%). O deslocamento até a estação é feito, por 47,6% dos usuários, a pé. Outros meios de transporte bastante utilizados são os ônibus integração e não-integração (41,4%).

A pesquisa também traçou a origem e o destino dos usuários ao utilizarem o sistema. A grande maioria tem como origem e destino a residência ou o trabalho. Quanto à origem, 47,1% e 34,3%, respectivamente. Já em relação ao destino, 45,6% e 28,6%, respectivamente.

Resumo

Perfil socioeconômico


Sexo: Feminino (58,5%)
Idade: 18 a 34 anos (52,5%)
Estado Civil: 52,5% solteiros e 38,4%, casados
Escolaridade: Médio Completo (37,5%)
Renda Individual: Até 3 Salários Mínimos (84,8%)
Situação ocupacional: Empregado/funcionário com carteira (57,7%)

Grau de satisfação (satisfeito ou muito satisfeito)

Limpeza em trens e estações: 93,7%
Funcionários: 93,5%
Comunicação visual: 92,4%
Instalações comerciais: 92,2%
Tempo de espera nas bilheterias: 91,3%
Infraestrutura (elevadores, conservação das composições, banheiros, escadas rolantes e iluminação em trens e estações): 87,1%
Segurança: 82,2%
Intervalos entre viagens: 72,8%
Lotação: 44,7%
SATISFAÇÃO GERAL: 91,6%

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