Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB DEBATE EXPANSÃO ATÉ A FEEVALE

TRENSURB DEBATE EXPANSÃO ATÉ A FEEVALE

13.12.2011

Audiência pública da Assembléia Legislativa ocorreu ontem, 12, em Novo Hamburgo.

O superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Ernani Fagundes, representou a empresa em audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa na Feevale, na tarde de segunda-feira, 13. O evento foi realizado em conjunto entre as comissões de Serviços Públicos e Educação do parlamento gaúcho, tendo como tema a possibilidade de expansão da Linha 1 em direção ao campus da Feevale.

Ernani fez um relato dos atuais projetos da Trensurb, como a extensão até Novo Hamburgo e a implantação do Aeromovel ligando a Estação Aeroporto e o Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho. Lembrou que a expansão no Vale dos Sinos é um resgate da estrada de ferro entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, existente no mesmo trecho, e que o projeto remonta a 2001, quando teve seus primeiros encaminhamentos.

Destacou a importância do período de “maturação de projetos”, para que sejam feitos os devidos estudos, avaliações e a mobilização em torno do tema. Nesse sentido, explicou que o atual projeto do metrô de Porto Alegre, anunciado pela presidente Dilma Rousseff neste ano, partiu de estudos da Trensurb sobre mobilidade, que tiveram início ainda na década de 90 e foram acompanhados até o presente momento.

Especificamente quanto a possibilidade de integração da Feevale ao metrô, Fagundes ressaltou que o Plano de Negócios elaborado pela empresa prevê destinação de recursos para estudos sobre expansão da linha e implantação de modais de alimentação. Em relação aos campi universitários da região, a possibilidade mais provável no momento é o uso da tecnologia Aeromovel por características como baixo custo, ser uma tecnologia nacional e atender a demanda.

Grupo de trabalho avaliará o tema

Proponente da audiência pública, o deputado estadual Mano Changes classificou o evento como uma “audiência propositiva”, disposta a apresentar pautas positivas para o futuro.  O parlamentar justificou a importância do debate, uma vez que este será “um investimento para conectar as universidades da Região Metropolitana”. Mano anunciou a criação de um grupo de trabalho que agregará os agentes da região e do parlamento para tratar do modal metroferroviário. A primeira reunião do grupo será no primeiro trimestre de 2012.

Os deputados estaduais Lucas Redecker e Giovani Feltes concordaram na afirmação de que as obras de mobilidade pleiteadas no atual período são prementes, vindo para suprir uma demanda já existente nas comunidades e ampliada nos últimos anos com o crescimento da economia. Como ex-prefeito de Campo Bom, Feltes ainda discorreu sobre as possibilidades do modal aplicadas à região do entorno da RS-239.

Reitor da Feevale, Ramon Fernando Cunha destacou que a universidade participou da discussão sobre a chegada do metrô a Novo Hamburgo em seu princípio e que a possibilidade de expansão até o campus é positiva. “Não tenho dúvida de que essas parcerias se ampliarão”, afirmou, explicando que as universidades são aliadas na busca pelo desenvolvimento da região e do estado, e a interligação física facilita cooperação mútua.

O Grupo Editorial Sinos foi representado por seu diretor de Relações com a Comunidade, Miguel Schmitz. Ex-prefeito de Novo Hamburgo, Schmitz sublinhou a constante atuação do Grupo Sinos nos temas referentes a mobilidade e desenvolvimento nas regiões onde atua.

Por sua vez, a Câmara Municipal de Novo Hamburgo já busca o apoio de outros municípios da região para mobilização acerca da expansão. Esse foi o relato do representante do legislativo municipal, vereador Ito Luciano, que agradeceu o convite para a audiência pública e saudou a possibilidade de integração via Aeromovel.

Pela Trensurb, junto a Ernani Fagundes, também compareceu o assessor executivo da Presidência, Rubens Pazin. A Secretaria Estadual de Planejamento, na pessoa do engenheiro Rafael Andrade Prestes, e a Metroplan, pela coordenadora de planejamento da diretoria de transportes, arquiteta Nívea Oppelmann, e pela arquiteta Gilda Jobim, também foram representadas.

Foto: Thiago Kittler, da Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 496paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3122&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000