Home Página Inicial > Notícias > PROGRAMA ESTAÇÃO EDUCAR DA TRENSURB FORMA 38 ASSISTENTES ADMINISTRATIVOS

PROGRAMA ESTAÇÃO EDUCAR DA TRENSURB FORMA 38 ASSISTENTES ADMINISTRATIVOS

19.12.2011

Ocorre na manhã desta terça-feira, 20, a formatura das turmas de 2011 do curso promovido em parceria com o SENAI-RS.

Com a cerimônia de formatura amanhã, 20, às 10h, no auditório da Trensurb, as turmas de 2011 do programa Estação Educar chegam ao término do curso. Um dos 38 formandos é Marlon de Oliveira, de 16 anos. Vizinho da Trensurb – mora no bairro Humaitá, “há uns dez minutos do pátio” – ele foi inscrito no processo seletivo, ainda em 2010, por uma tia. Na época ele se preparava para participar de seleção em outro projeto profissionalizante. Tanto que admite que soube da classificação no Estação Educar “um dia antes do [exame] psicotécnico”.

Por sua vez, Axley Rodrigues (também de 16 anos) fez a própria inscrição. “Fiquei sabendo por uma reportagem”, afirma. Moradora do bairro Feitoria, em São Leopoldo, ela frequenta as aulas do 2º ano do Ensino Médio no Instituto Estadual Professor Pedro Schneider, “mais conhecido como Pedrinho”.

Apesar dos caminhos inicialmente diferentes que os levaram ao curso, Marlon e Axley convergem quanto a importância dos conhecimentos e dos contatos adquiridos. A menina faz referência ao networking, citado pelo professor, e Marlon acredita que levará consigo “muitos amigos e futuros colegas de trabalho”. Ele conta que o curso mudou seu conceito de trabalho administrativo. Axley se divide entre seguir no setor administrativo (cursando Comércio Exterior) ou mudar completamente, cursando futuramente um bacharelado em Geografia.

Projeto referência em responsabilidade social

O Programa Estação Educar foi instituído em 2003 e é realizado em parceria com o SENAI-RS. Os aprendizes realizam o curso de Assistente Administrativo no turno inverso ao da escola, tendo aulas sobre organização de escritório, informática básica, atendimento ao cliente, gestão de pessoas e departamento de pessoal, entre outros.

Os requisitos para a permanência são a comprovação de frequência e desempenho escolar e o cumprimento das normas da empresa. Os alunos recebem meio salário mínimo mensal, vale-transporte, passe livre no metrô e alimentação.

No ano de 2004, o programa foi premiado pela campanha Paz é a gente que faz, da Assembleia Legislativa. Em 2006, recebeu da Bienal de Marketing da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) o reconhecimento como sendo uma das três principais experiências no país na categoria de Responsabilidade Social.

Serviço

O que: formatura das turmas de 2011 do programa Estação Educar, da Trensurb.
Quando: terça-feira, 20, às 10h.
Onde: auditório do Prédio Administrativo da Trensurb, na Av. Ernesto Neugebauer, 1985, Humaitá, Porto Alegre.

Foto: Thiago Kittler, da Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 496paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3132&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000