Home Página Inicial > Notícias > ESTAÇÃO MERCADO RECEBE AMANHÃ (19) A ABERTURA DO ARTE NOS TRILHOS 2013

ESTAÇÃO MERCADO RECEBE AMANHÃ (19) A ABERTURA DO ARTE NOS TRILHOS 2013

18.11.2013

Naira Anthunes Centro de Danças e Duetto Espaço de Dança apresentam-se a partir das 16h. Programação segue às terças-feiras, até 17 de dezembro, nas estações da Trensurb.

Amanhã (19), a Estação Mercado da Trensurb recebe a abertura do projeto Arte nos Trilhos 2013, com apresentações de dança das companhias Naira Anthunes Centro de Danças e Duetto Espaço de Dança. Ambos os grupos são especializados em danças de salão (como rock, bolero, salsa, tango e samba) e trazem os diversos estilos para o público do metrô. Naira Anthunes, diretora da companhia, estudou e ministrou aulas de dança folclórica por mais de dez anos, além de ser pioneira no ensino de dança por níveis de aprendizado. Já Katiusca Dickow, professora e proprietária da Duetto, é especialista em teoria e movimento da dança com ênfase em dança de salão pela Faculdade Metropolitana de Curitiba (Famec/PR) e foi campeã brasileira de tango em 2009.

Com o tema “dança” e patrocínio da Caixa Econômica Federal, o Arte nos Trilhos, neste ano, transforma seis estações da Trensurb (uma em cada município atendido pelo metrô) em palco de consagrados grupos de dança do estado. Durante cinco terças-feiras – 19 e 26 de novembro, 3, 10 e 17 de dezembro -, eles se apresentam sempre a partir das 16h.

Do tango ao samba

No dia 26, é a vez de mais dois grupos de danças de salão apresentarem-se na Estação Canoas/LaSalle. O Tanguera Estudio de Danza traz a cultura uruguaia e argentina para os usuários da Trensurb. Aos passos de tango, milonga e valsa, os bailarinos Valentim Cruz e Elisa Hoffmann apresentam uma coreografia de cada um dos estilos. Sobre o local onde irá se apresentar, ele reflete: “As pessoas encontram inesperadamente durante o seu dia uma situação artística, duas pessoas dançando em um lugar que normalmente todos só passam. Isso pode ajudar a aliviar tensões, distrair a mente um pouco; pode até estimular essas pessoas a irem procurar a dança como forma de lazer”. Também na estação central de Canoas, o Território da Dança traz 10 bailarinos embalados ao som de samba de gafieira, salsa, entre outros estilos. Com a direção de Junior Coppes, a companhia Território da Dança tem quatro anos de existência e se destaca por apresentar espetáculos de dança temáticos, entre os quais se destacam homenagens a Roberto Carlos e Michael Jackson, dentre outros.

Aproximando o clássico do popular

O Ballet Elizabeth Santos apresentará um espetáculo mesclando várias coreografias premiadas da companhia, visando aproximar a população do ballet clássico. “Esse tipo de projeto que a Trensurb está desenvolvendo é muito importante, pois aproxima o público do ballet clássico e mostra que o clássico também é acessível”, afirma a diretora Elizabeth Santos. Atuando na capital há 21 anos, o grupo já esteve em diversos festivais nacionais e internacionais. Desenvolve junto à Prefeitura de Porto Alegre um projeto sociocultural, de inclusão de menores carentes através do ballet, tendo atendido mais de mil crianças desde 2002. O Ballet Elizabeth Santos apresenta-se nos dias 3 e 17 de dezembro, nas estações Esteio e São Leopoldo respectivamente.

O grupo folclórico Andanças também faz parte da programação do Arte nos Trilhos deste ano, apresentando-se em 10 e 17 de dezembro, nas estações Sapucaia e Novo Hamburgo respectivamente. Criado em 1999, como projeto de extensão na UFRGS, busca representar em suas coreografias ritmos folclóricos e populares. O grupo participou de diversos festivais internacionais na Europa e América Latina. Além disso, o Andanças é o realizador do Festival Internacional de Folclore de Porto Alegre, que teve sua quinta edição em 2013.

Trem adesivado

Outra ação que é parte do projeto Arte nos Trilhos neste ano é a adesivagem de um dos trens da frota da Trensurb. Celebrando a chegada do metrô a Novo Hamburgo, o trem 114 recebe a obra da artista plástica fluminense radicada em Novo Hamburgo, Ariadne Decker. Os temas são “pacotes de flores com jornais” e “sapatos”. O primeiro é uma homenagem à cidade através de pacotes de flores coloridos envoltos em jornais que trazem as notícias da chegada do trem urbano. O segundo é o principal símbolo de Novo Hamburgo, sapatos em quantidade de produção.

Histórico

O Arte nos Trilhos leva cultura e entretenimento aos usuários da Trensurb, sempre com patrocínio da Caixa, desde 2008 – com edições, também, entre 2000 e 2003. Anualmente, diversos artistas apresentam-se nas estações, dando um toque diferenciado à rotina de final de ano no metrô gaúcho. A edição 2012 ocorreu também nos meses de novembro e dezembro, levando apresentações circenses às estações da Linha 1.

Confira a programação completa do Arte nos Trilhos 2013!

19/11: apresentação dos grupos Naira Antunes Centro de Dança e Duetto Espaço de Dança, às 16h, na Estação Mercado;
26/11: apresentação dos grupos Tanguera Estudio de Danza e Território da Dança, às 16h, na Estação Canoas/LaSalle;
03/12: apresentação do grupo Ballet Elizabeth Santos, às 16h, na Estação Esteio;
10/12: apresentação do grupo Andanças, às 16h, na Estação Sapucaia;
17/12: apresentação do grupo Ballet Elizabeth Santos, às 16h, na Estação São Leopoldo;
17/12: apresentação do grupo Andanças, às 16h, na Estação Novo Hamburgo.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 496paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3909&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000