Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB RECEBE SEMINÁRIO DO GESPÚBLICA

TRENSURB RECEBE SEMINÁRIO DO GESPÚBLICA

20.11.2013

Evento do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização apresentou práticas de sucesso de organizações vinculadas nesta quarta-feira (20).

A fim de marcar o Mês da Qualidade – o Dia Mundial da Qualidade é celebrado todos os anos na segunda quinta-feira de novembro –, o Núcleo Estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização do Rio Grande do Sul (GesPública-RS), com apoio da Trensurb, promoveu o Seminário de Boas Práticas de Gestão 2013. Realizado no auditório da sede administrativa da empresa, nesta quarta-feira (20), o evento teve a participação de representantes de órgãos vinculados ao Núcleo Estadual, como TRE-RS, Filial Fundo de Garantia Porto Alegre da Caixa, 3º Batalhão de Polícia do Exército e Fundação Hospital Centenário. Os palestrantes das diversas instituições apresentaram práticas de gestão bem sucedidas ligadas a temas como liderança, estratégias e planos, informações e conhecimento, gestão de pessoas, processos e resultados.

Na abertura das atividades, o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, saudou os presentes e destacou a importância de se trabalhar para tornar cada vez mais qualificada a gestão pública. Kasper falou ainda a respeito de alguns dos principais pontos do atual plano de metas da empresa metroviária, que visa o controle de gastos com eficiência econômica aliado à melhoria da qualidade dos serviços prestados aos usuários do transporte público.

“Eu acredito que o evento foi hiperprodutivo em razão de que muitas instituições públicas estiveram presentes e podem levar essas experiências, aplicando com algumas peculiaridades essas práticas difundidas aqui no evento”, declara Cassiano Drum, coordenador geral do GesPública-RS.

Segundo a gerente de Planejamento da Trensurb, Márcia Zorn, “todas as práticas de gestão apresentadas são cases valiosos que certamente servirão para uma mudança de postura e também para refinar nossa cultura organizacional”.

Durante o seminário, a Trensurb apresentou seu índice de qualidade e desempenho, ferramenta para avaliação dos resultados por indicadores de desempenho da empresa, baseada em quatro critérios principais: implantação do sistema de indicadores, modo de gestão do sistema de indicadores, plano de melhorias e resultados. É através de seu sistema de gestão baseado em indicadores de desempenho que a Trensurb mede, avalia e melhora seus resultados, visando ampliar a sustentabilidade econômico-operacional da empresa, bem como a qualidade dos serviços prestados.

“Nosso objetivo é fazer com que o empenho desejado pela gestão da empresa esteja combinado com o conjunto de atividades desenvolvidos por gestores e empregados, para que dessa forma a qualidade seja implementada e viabilizada”, afirma a gerente Márcia Zorn sobre a gestão da qualidade na empresa. “Implementar a gestão da qualidade é um objetivo estratégico da empresa, especialmente, quando se estabelece um novo sistema de gestão e um novo modelo de avaliação”, completa.

O coordenador do GesPública, Cassiano Drum, elogia: “A Trensurb está muita avançada na gestão. Temos tido a empresa como parceira, em nossas reuniões mensais, e ela será certificada tanto pelo GesPública como pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade”.

Foto: Kauê P. Menezes/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 488paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3912&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000