Home Página Inicial > Notícias > INAUGURADA OBRA DE REVITALIZAÇÃO DA ESTAÇÃO PETROBRÁS

INAUGURADA OBRA DE REVITALIZAÇÃO DA ESTAÇÃO PETROBRÁS

03.12.2013

Estação da Trensurb recebeu mosaicos e grafite, além de melhorias no sistema de iluminação, em iniciativa patrocinada pela Petrobras.

Na manhã desta terça-feira (3), ocorreu a cerimônia de inauguração da revitalização artística pela qual passou a Estação Petrobrás, em Canoas. Ao som da Orquestra Villa-Lobos, diversos convidados puderam conferir as inserções artísticas no espaço da estação. O projeto foi patrocinado pela Petrobras e executado pela empresa VerdePerto Comunicação em aproximadamente quatro meses.

Além das instalações artísticas, as obras de revitalização incluíram melhorias no sistema de iluminação, com uso da tecnologia LED nas áreas de acesso às passarelas, bilheteria e escadas. Na plataforma de embarque e desembarque, seis luminárias externas, tipo front-light, colocarão em destaque o nome da estação.

Os mais de 400 metros quadrados do teto da parte superior da estação faziam com que todos olhassem admirados para cima. Os painéis de grafite em art nouveau (que representa as formas e curvas da natureza), criados pelos artistas Rafael Jung e Pedro Correa, retratam a “Deusa da Petrobras”, idealizada em homenagem à empresa que dá o nome à estação, e “As Damas da Estação”, representando as quatro estações do ano. Segundo os artistas, “participar desse projeto foi muito bom, principalmente por conta do espaço disponível”.

Na plataforma de embarque da estação, foram as colunas que ganharam toda a atenção. Agora decoradas com painéis de mosaicos, remetem à diversidade da fauna e da flora brasileira. Os desenhos foram criados por nove artistas. A gestora de projetos da Petrobras responsável pela iniciativa, Maria Carmen Moraes, ficou encantada com o resultado final e declarou que “valeu cada centavo esse investimento!”. A empresa de energia investiu R$ 880 mil no empreendimento.

Uma das obras que mais chamou a atenção de quem esteve na estação foi a “Escada para o Céu”. Criado pelas artistas Rosa Maria Carraro, Márcia Elisa Carraro e Adma Corá, o mosaico foi instalado nos degraus de uma das escadas da plataforma. Inspirado na cultura gaúcha, ele retrata a erva-mate, o Cruzeiro do Sul e a flor brinco de princesa.

O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, espera que essa seja apenas a primeira das estações do metrô a receber esse tipo de tratamento. “Através de parcerias, podemos transformar as nossas estações, que são de acesso ao público, em espaços culturais como este. Também conectamos os usuários à cultura aqui na Trensurb”, disse, lembrando das diversas iniciativas culturais da empresa. Na ocasião, agradeceu à Petrobras e à Prefeitura de Canoas por seus papéis na viabilização do projeto.

Representaram a Trensurb no evento, além do diretor-presidente: o diretor de operações, Paulo Renato Amaral; o superintendente de desenvolvimento comercial, Aldir Seifred; o superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Ernani Fagundes. Estiveram presentes, ainda: o secretário de Cultura do Rio Grande do Sul, Luiz Antonio de Assis Brasil; o prefeito de Canoas, Jairo Jorge; a vice-prefeita de Canoas, Beth Colombo; o gerente geral da Refinaria Alberto Pasqualini, João Adolfo Oderich; o gerente de comunicação São Paulo/Sul da Petrobras, Diego Christiano Pila.

Foto: Júlia Soares/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 496paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3930&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000