Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB CONCLUI SUBSTITUIÇÃO DE BILHETES DE PAPEL POR CARTÕES UNITÁRIOS

TRENSURB CONCLUI SUBSTITUIÇÃO DE BILHETES DE PAPEL POR CARTÕES UNITÁRIOS

12.12.2014

Último local a comercializar os bilhetes, a Estação Rodoviária deixa de vendê-los a partir de quarta-feira (17). A Trensurb orienta os usuários regulares do sistema a realizar cadastro no sistema de passe antecipado.

Na próxima semana, a Trensurb conclui a substituição dos bilhetes unitários de papel do metrô pelo sistema de cartões inteligentes. Últimas a venderem os bilhetes de papel, as bilheterias da Estação Rodoviária deixam de fazê-lo desde o início da operação de quarta-feira (17). Os bilhetes já comercializados continuam sendo aceitos em todas as estações por prazo ainda indeterminado.

O cartão SIM Unitário, que substitui o bilhete unitário de papel, permite à Trensurb maior controle do fluxo de passageiros (através do sistema automatizado), mais economia (uma vez que os cartões serão reutilizados), menor risco de roubo e diminuição do comércio ilegal. Ele tem o mesmo valor do bilhete de papel, de R$ 1,70, e é válido até o final da operação do dia seguinte à compra. Caso o prazo de validade do cartão tenha expirado, o usuário pode efetuar a devolução da unidade para a bilheteria e receber, em troca, R$ 1.

O cartão unitário, no entanto, é indicado para usuários esporádicos do metrô. A Trensurb recomenda que passageiros frequentes realizem cadastro para confecção do cartão SIM Passe Antecipado: mais ágil, prático e seguro. Com ele, não há necessidade de espera nas filas das bilheterias, os créditos podem ser carregados conforme necessidade e, em caso de perda ou roubo, esses créditos são transferidos para um novo cartão. Além disso, somente os cartões de Passe Antecipado dão direito aos descontos das linhas de ônibus integradas de Porto Alegre e Canoas.

Cadastramento nas estações

O cadastramento dos usuários interessados em adquirir o cartão SIM Passe Antecipado ocorre nos quiosques das estações Mercado, Canoas, Esteio, Sapucaia e Santo Afonso (das 10h às 20h) e na Central de Atendimento da EPTC, na Rua Uruguai, 45, Centro de Porto Alegre (das 8h30 às 17h30). A retirada do cartão pode ser feita em qualquer estação do metrô, conforme solicitado no momento do cadastramento.

O cadastramento de idosos com 65 anos ou mais, para confecção do cartão de isenção SIM Idoso, ocorre nos mesmos locais. Os documentos necessários para a confecção dos cartões são carteira de identidade e CPF. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3027-9959 (EPTC) e 3363-8477 (Trensurb) ou através do site www.tripoa.com.br.

Integração com TRI e TEU

SIM, TRI ou TEU, quem escolhe é o usuário do metrô. Esses cartões proporcionam a maneira mais cômoda de ingressar no metrô através do sistema de passe antecipado, que evita filas, garante mais segurança e conforto aos clientes da Trensurb, além de possibilitar descontos de integração.

Os usuários que já possuem o cartão TRI, sistema de bilhetagem da capital, nas modalidades passe antecipado ou vale-transporte, podem usá-lo no metrô e nos ônibus integrados de Porto Alegre – todas as linhas urbanas – e de Canoas – linhas metropolitanas operadas pela Vicasa –, não necessitando de novo cadastramento para usufruir dos benefícios tarifários.

Todas as estações da Trensurb contam, ainda, com bloqueios devidamente identificados que aceitam o cartão TEU, utilizado nas linhas de ônibus da Região Metropolitana de Porto Alegre. Em Canoas, é possível realizar a integração com desconto entre o metrô e as linhas metropolitanas – operadas pela Vicasa – ou urbanas – operadas pela Sogal – com o TEU, nas modalidades vale-transporte e bilhete antecipado.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 483paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4255&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000