Home Página Inicial > Notícias > A MÚSICA LÍRICA BRASILEIRA ENCERRA O ARTE NOS TRILHOS NA TRENSURB

A MÚSICA LÍRICA BRASILEIRA ENCERRA O ARTE NOS TRILHOS NA TRENSURB

21.12.2015

A mezzosoprano Ângela Diel, acompanhada pelo pianista Fernando Rauber e pelo percussionista Giovani Berti, apresentou o pocket show “A Canção Brasileira”.

Por conta da chuva ocorrida na sexta-feira (18), a última apresentação do programa Arte nos Trilhos 2015 foi realizada no fim da tarde de hoje (21), com apresentação da cantora Ângela Diel, acompanhada pelo pianista Fernando Rauber e pelo percussionista Giovani Berti. Obras de compositores da música clássica brasileira, como Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, além de clássicas músicas natalinas do folclore alemão foram executadas para os usuários do metrô.

Natural de Cruzeiro do Sul, Ângela radicou-se em Porto Alegre para estudar Direito e Música, foi premiada, em 1993, como melhor voz feminina no Concurso Nacional Carlos Gomes. Também realizou diversos cursos na Bélgica, além de se apresentar como solista em óperas, como Glória de Vivaldi, Requiem, Missa da Coroação e o Vesperae Solemnis de Mozart, a Missa Brevis de Bach, o Messias de Händel, a Nona Sinfonia de Beethoven, Fantasia Coral de Beethoven, entre outras. Segundo Ângela, “existe um ditado que diz que o músico deve estar onde o público está e o Arte nos Trilhos proporciona que levemos a música clássica, neste caso a brasileira, para dentro de uma estação da Trensurb”.

Fora do circuito comercial da indústria fonográfica, a música clássica brasileira ainda é vista como elitizada, porém atraiu diversos olhares e ouvidos atentos à boa música. Assim foi o caso de Rafael Castro, de 36 anos, que parou para escutar a voz de Ângela Diel. “É muito diferente do que estamos acostumados a ouvir no dia a dia, é tão bonito que chega a acalmar a gente depois de um dia cansativo de trabalho”, afirmou Rafael.

O projeto

Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, o Arte nos Trilhos leva cultura e entretenimento aos usuários da Trensurb anualmente desde 2008 – com edições, também, entre 2000 e 2003. Nesse período, já promoveu mais de 1.400 espetáculos, entre musicais, grupos de dança e intervenções teatrais. Sempre nos últimos meses do ano, diversos artistas apresentam-se nas estações, alterando a rotina do metrô gaúcho.

Na edição deste ano, participaram: o cantor e compositor Antonio Villeroy , acompanhado por Marquinhos Fê na bateria; Os Remanescentes, grupo formado por Jorge (violão e vocal), Roberto (afoxé e vocal), Betinho (pandeiro e vocal), Camurça (cavaco, violão e vocal) e Carlinhos (baixo e vocal); Dudu Sperb (voz) e Toneco da Costa (violão) e o Quinteto Persch, formado pro Adriano Persch, André Machado, Daniel Castilhos, Luciano Rhoden e Ezequiel de Tomi.

#trensurb30anos

A fim de comemorar os 30 anos da empresa metroviária, a Trensurb promoveu durante o ano atividades comemorativas junto à comunidade nos seis municípios atendidos pela Linha 1: bolo de aniversário em cada um dos municípios, a exposição fotográfica Trabalho da Noturna, do artista Carlos Latuff, na Galeria Mario Quintana; exposição Entre Linhas e Painéis, na Biblioteca Livros sobre Trilhos, do artista Alexandre Maia e Pádua; e festa VooDoo nos Trilhos, promovida em parceria com a Groove Cultural, com a discotecagem de KL Jay, DJ do grupo de rap Racionais MC’s.

Foto: Gustavo Nardon, da Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4548&sitemapPage=212345de 496paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=4548&sitemapPage=4

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000