Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB LANÇA TEMPORADA 2018 DO PROJETO HISTORIANDO

TRENSURB LANÇA TEMPORADA 2018 DO PROJETO HISTORIANDO

12.04.2018

Escola Cristóvão Colombo, de Canoas, foi a primeira a participar, neste ano, do projeto de contações de histórias nas estações do metrô.

Em parceria com o Sesi-RS e o Banco de Livros, a Trensurb deu início, nesta quinta-feira (12), à temporada 2018 do projeto Historiando. A iniciativa conta com atividades regulares de contação de histórias nas dependências do metrô, destinadas a estudantes da rede pública. A primeira turma de participantes do projeto em 2018 contou com 18 alunos de primeiro, segundo e terceiro anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cristóvão Colombo, de Canoas.
 
Os alunos foram recebidos no Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, localizado na plataforma de embarque da Estação Mercado, para ouvir o conto Ervilina e o Princês – Ou Deu a Louca em Ervilina, da autora Sylvia Orthof, com ilustrações de Laura Castilhos. Após a contação, as crianças foram estimuladas a cantar músicas que remetem a princesas. Além disso, todas as crianças que participaram da atividade receberam um kit com brindes, livros infantis e material institucional da Trensurb. O colégio, por sua vez, recebeu a doação de 40 livros infantis fornecidos pelo Banco de Livros.
 
Gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres destaca a parceria entre Trensurb, Sesi-RS e Banco de Livros. Segundo ele, “essa parceria é importante para dar sequência às ações de contação de histórias nas estações, fortalecendo o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos no seu papel de formar leitores e incentivar a leitura”.
 
Segundo Elisia Machado, professora e vice-diretora da Escola Cristóvão Colombo, ao contar para as crianças que iriam a um passeio no metrô, elas demonstraram muita empolgação: “Elas ficaram numa enorme ansiedade, numa alegria muito grande. Era uma expectava de ir passear, mesclada com a ideia de aprender ao mesmo tempo”. Sobre o projeto e a parceria com a Trensurb, Elisia afirma: “Considero bem positivo. Até porque a escola já faz um trabalho de incentivo à leitura e essa parceria, em deslocar também para outro lugar, ajuda as crianças a enxergarem o prosseguimento de um trabalho realizado em sala de aula. É realmente um ótimo incentivo à leitura e uma parceria muito importante”.
 
Amanhã é a vez dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marechal Ilha Moreira, de São Leopoldo, participarem de mais uma ação do projeto Historiando, às 14h30, na Estação Rio dos Sinos. O Historiando segue com ações nos dias 25 e 27 de abril, também às 14h30, na Estação Rio dos Sinos, com a participação das escolas Tomé de Souza, de Esteio, e Leopoldo Petry, de Novo Hamburgo, respectivamente. O projeto prevê a realização de atividades na segunda e na última semana de cada mês, até novembro.
 
O projeto
 
Em mais uma iniciativa visando o estímulo e a democratização da leitura, a Trensurb deu início ao projeto Historiando em junho de 2017. Desenvolvido em parceria com o Sesi-RS e o Banco de Livros, o projeto promove contações de histórias nas estações para estudantes da rede pública e crianças atendidas por entidades assistenciais. No ano passado, foram 17 ações do Historiando com a participação de 445 jovens e 15 instituições.
 
Uma biblioteca na Estação Mercado
 
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos funciona nos dias úteis, das 10h às 12h e das 13h às 19h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. Oferece serviço gratuito de empréstimo de livros, com 7,8 mil publicações de diversos gêneros em seu acervo – ampliado somente por meio de doações – para os 5,3 mil sócios, além de um espaço para exposições artísticas e fotográficas. Devido ao seu trabalho de incentivo à leitura, em abril de 2010, foi reconhecido como “Biblioteca do Ano 2009” pela Câmara Rio-Grandense do Livro. Em outubro de 2014, recebeu o Prêmio Top Cidadania, oferecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS).
 
Banco de Livros
 
O Banco de Livros é parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, da FIERGS. Tem como papel central o de ser agente de implementação de ações educativas e culturais que façam o conhecimento circular e chegar até as pessoas que normalmente não possuem acesso à leitura, proporcionando ao beneficiado informação, reduzindo assim as desigualdades sociais e culturais. Além de captar e distribuir livros, cria também espaços de leitura e promove atividades de incentivo ao hábito de ler. É parceiro da Trensurb também no projeto Livros Livres.
 
Foto: Artur Colombo/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 477paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5106&codigo_sitemap_pai=96&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000