Home Página Inicial > Notícias > Convênio entre Trensurb e Prefeitura vai mellhorar segurança nas estações do metrô em Canoas

Convênio entre Trensurb e Prefeitura vai mellhorar segurança nas estações do metrô em Canoas

06.12.2005

Acordo vai fornecer serviços através do reforço na fiscalização, envolvendo as áreas de operação da Trensurb e de Desenvolvimento e Segurança do município.

A Trensurb e a Prefeitura Municipal de Canoas assinaram hoje, terça-feira, 6, convênio para preservar e aperfeiçoar a segurança no transporte, passarelas de acesso ao metrô, transposição das vias, adjacências das estações e combate ao comércio irregular. Para alcançar este objetivo vão ser usadas medidas de natureza técnica, administrativa, policial e educativa, visando regular o fluxo de transeuntes, a higiene, a limpeza e o livre acesso dos veículos oficiais de segurança, socorro e de serviço ao metrô. Um termo neste sentido já tinha sido estabelecido em 1994, tendo vencido em 1996. Após um período de nove anos, e com várias adaptações às necessidades atuais da população, o novo convênio vai fornecer serviços através do reforço na fiscalização, que vai envolver as áreas de Operação da Trensurb e de Desenvolvimento e Segurança da Prefeitura de Canoas. O convênio entra em vigor imediatamente, tendo um prazo inicial de 12 meses, devendo ser renovado automaticamente por cinco anos.
Com relação a custos e disponibilização de pessoal para a fiscalização, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Canoas, Ernani Daniel, diz que "haverá apenas um remanejo, tendo em vista que esse termo é em caráter de cooperação. O pessoal, tanto da Trensurb como de Canoas, do quadro atual, vai dar conta do recado. Temos apenas que fazer ajustes operacionais". Para o presidente da Trensurb, Marco Arildo, "60 por cento dos usuários começam ou termina viagens em Canoas. Esse grande percentual de pessoas necessita de conforto, segurança e livre acesso às estações. Temos que dar condições para que os usuários saiam do trem e possam pegar a integração sem preocupações, com passarelas cobertas, não possibilitando que se molhem com chuvas, estabelcer campanhas de incentivo à compra de bilhetes nas bilheterias, além de outras benfeitorias". O prefeito Marco Antonio Ronchetti avalia o convênio como "uma importante ferramenta, tanto para o trem como para a cidade de Canoas. Cada vez mais a economia informal ganha espaço no País. Isso gera contrabando, pirataria e ilegalidades. É um problema com o qual todos devem se preocupar. Fico feliz com a retomada desse projeto, que inibe a irregularidade".
Na reunião de assinatura, no Gabinete do Prefeito, estiveram presentes, além do diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, e do prefeito de Canoas, Marco Antonio Ronchetti, o diretor de Administração e Finanças da empresa, Laerte Dorneles Meliga, o assessor comercial do Setor de Marketing Comercial, Mário Luís Cardoso, o Gerente de Operações, Júllio Castro, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ernani Daniel, o vereador Ayrton de Souza, o secretário de governo, Francisco Fraga, e o diretor de Desenvolvimento de Canoas, Paulo Ricardo Patrício.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 494paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=525&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000