Home Página Inicial > Notícias > ESPAÇO MULTICULTURAL LIVROS SOBRE TRILHOS INICIA COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DE 10 ANOS COM AÇÃO DE BOOKCROSSING

ESPAÇO MULTICULTURAL LIVROS SOBRE TRILHOS INICIA COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DE 10 ANOS COM AÇÃO DE BOOKCROSSING

10.12.2018

Ações de compartilhamento de livros na Estação Mercado seguem até sexta-feira. Programação especial de aniversário da biblioteca da Trensurb inclui ainda feira de troca de livros e cerimônia oficial.

Biblioteca mantida pela Trensurb, localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado do metrô, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT) completa dez anos de atividades no próximo sábado (15). Ao longo desta semana, a empresa comemora o aniversário do espaço com uma programação especial, que começou com uma ação de bookcrossing na tarde desta segunda-feira (10). O bookcrossing consiste em “abandonar” um livro em espaço público para que outra pessoa leia e posteriormente repita o ato, compartilhando sua leitura. A distribuição de livros ocorreu no interior de trens que partiam da Estação Mercado e segue acontecendo diariamente, em horários diversos, até a próxima sexta-feira. A programação de aniversário inclui ainda cerimônia oficial, feira de troca de livros e intervenção em uma viagem de trem, todas na sexta-feira.
 
O EMLsT funciona nos dias úteis, das 10h às 12h e das 13h às 19h, oferecendo serviço gratuito de empréstimo de livros aos usuários do metrô. Conta com 8,4 mil publicações de diversos gêneros em seu acervo – ampliado somente por meio de doações –, além de uma área para exposições artísticas e fotográficas. Para o gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres, “a Livros sobre Trilhos tem um importante papel de facilitar o acesso ao livro, afinal é uma biblioteca diferenciada: está numa estação de trem e o leitor/usuário pode acessar o espaço diariamente”. Ayres lembra da dificuldade de se trabalhar pela democratização da leitura em um “país sem leitores”, no qual, segundo dados da Câmara Brasileira do Livro, apenas um terço da população alfabetizada possui o hábito de ler e aprecia a leitura. O gerente destaca, entretanto, o número de associados ao qual a biblioteca da Trensurb chegou nesses dez anos de atividades, mesmo em meio ao desafiador cenário brasileiro: hoje, são 5,9 mil sócios. “Incentivar o hábito de leitura é responsabilidade dos pais, isso todos sabemos”, afirma, “mas continuaremos a fazer a nossa parte: vida longa a Livros sobre Trilhos!”.
 
Na tarde de hoje, 50 obras foram deixadas nos assentos de trens que partiam da Estação Mercado. Cada exemplar recebeu um folheto com informações sobre o Espaço Multicultural e um marcador de páginas com uma mensagem direta a quem o encontrasse, propondo que o livro seja “esquecido” novamente para que tenha um novo dono. Francine Lourenço foi uma das usuárias do metrô surpreendidas pela ação e ela aprovou a iniciativa: “Eu acho importante, porque eu mesma não tenho hábito de leitura há um bom tempo, nem tenho muito tempo. Então achei bem interessante e já me interessei por este livro inclusive”, afirmou com um exemplar em mãos de Ninguém é de ninguém, de Zibia Gasparetto.
 
Além de contar com as ações diárias de bookcrossing, ao longo da semana, na Estação Mercado, a programação de aniversário do EMLsT segue na sexta-feira (14). Às 10h, no próprio Espaço Multicultural, acontece a cerimônia oficial em celebração aos dez anos de atividades. No evento, serão presenteados com o “Certificado de Amigo” os leitores mais assíduos, parceiros, pessoas que realizaram mais doações de livros e gestores da Trensurb. A partir das 11h30, o Zurbinho, mascote da Trensurb, e membros da ONG Cataventus realizam intervenção em uma viagem de trem, de Mercado a Novo Hamburgo, interagindo com os passageiros e distribuindo material de divulgação dos serviços do EMLsT. Das 14h às 17h, o Espaço Multicultural recebe uma feira de troca de livros. Ao longo desta semana, interessados podem se dirigir até o local, levar seus livros e receber um vale-troca que será usado para trocar por outros livros no dia do evento.
 
Serviço
 
Programação comemorativa ao aniversário de dez anos do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos
 
• De 10 a 14/12, em horários diversos – Ações de bookcrossing em trens partindo da Estação Mercado
• 14/12, às 10h – Cerimônia oficial de celebração do aniversário, no EMLsT, na Estação Mercado
• 14/12, às 11h30 – Intervenção com Zurbinho e ONG Cataventus em viagem da Estação Mercado à Estação Novo Hamburgo
• 14/12, das 14h às 17h – Feira de troca de livros, no EMLsT, na Estação Mercado
 
Foto: Wellington Marques/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 483paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5252&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000