Home Página Inicial > Notícias > 2018 NA TRENSURB: UM ANO DE MUITA ARTE E CULTURA

2018 NA TRENSURB: UM ANO DE MUITA ARTE E CULTURA

10.01.2019

Empresa promoveu e recebeu diversas atividades culturais ao longo do ano passado, como exposições fotográficas e artísticas, ações de incentivo à leitura, apresentações e intervenções no metrô.

Historicamente, a Trensurb busca ir além de sua atividade-fim e levar mais cultura aos usuários do metrô – e também a seus empregados –, alterando rotinas, proporcionando ambientes mais humanos e abrindo espaço para novos ou já reconhecidos talentos. Em 2018, isso não foi diferente e a empresa desenvolveu – ou abriu seus espaços para – diversos projetos e ações culturais. Saiba mais sobre eles a seguir.
 
Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos
 
Biblioteca mantida pela Trensurb, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos completou dez anos de atividades em dezembro de 2018. O espaço funciona nos dias úteis, das 10h às 12h e das 13h às 19h, na plataforma de embarque da Estação Mercado, oferecendo serviço gratuito de empréstimo de livros, além de um espaço para exposições artísticas e fotográficas. No ano passado, o Espaço Multicultural contabilizou 6,5 mil empréstimos de livros, superando a marca de 67 mil empréstimos desde sua inauguração. Foram 548 novos sócios, fazendo com que o quadro de associados chegasse a 5,9 mil cadastrados. Expandido apenas por meio de doações, o acervo da biblioteca ganhou 700 novos exemplares em 2018, chegando a um total de 8,5 mil publicações.
 
Ao longo do ano, quatro exposições passaram pelo local: Despercebidos, trouxe fotos monocromáticas registradas pelo jornalista Gustavo Nardon, entre 2013 e 2016, retratando a sua maior inspiração, as pessoas; parte da programação do Sesc Mulher 2018, promovido pelo Sesc Centro, de Porto Alegre, Fissuras da Paisagem: Enredos de Quatro Mulheres promoveu um diálogo visual entre a artista plástica Lilian Maus e obras de frequentadoras da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro – bordados de Natália Leite, pinturas de Dorvalina Souza e prosa de Claudina Pereira; parte da programação da 6ª Semana do Rock Sesc Centro, Incendeia tua Aldeia combinou versos do poeta e músico hamburguense Nenung a ilustrações das artistas visuais Adauany Zimovski, Chana de Moura, Louise Kanefuku, Marília Bianchini e Lilian Maus; Mulheres de Coragem trouxe ilustrações da publicitária Amanda Jacobus representando seis mulheres brasileiras, personagens do folclore e da história, que inspiram por sua coragem e determinação.
 
Livros Livres
 
A Trensurb retomou, em janeiro de 2018, o projeto Livros Livres, lançado originalmente em 2015, buscando ampliar o raio de alcance das ações de incentivo à leitura do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos. O projeto disponibiliza livros para compartilhamento em caixas customizadas, instaladas hoje nas estações Mathias Velho, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo. As 300 publicações mensalmente distribuídas pelas caixas são oferecidas pelo Banco de Livros, da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), parceiro na iniciativa. Usuários do metrô também podem deixar seus próprios livros nos locais.
 
Historiando
 
Desde junho de 2017, a Trensurb desenvolve o projeto Historiando em parceria com o Sesi-RS e o Banco de Livros. A iniciativa oferece contações de histórias nas estações do metrô para estudantes da rede pública. Em 2018, foram 10 ações do Historiando com a participação de 230 jovens e sete instituições dos municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul.
 
Estação Cultural
 
Em setembro de 2018, a Trensurb lançou o projeto Estação Cultural, cujo objetivo é levar mais cultura aos usuários do metrô por meio da realização de oficinas, saraus e outros eventos, além de divulgar os serviços oferecidos pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos. O projeto foi lançado com a realização de um Sarau Farroupilha no saguão da Estação Mercado, em 28 de setembro, contando com apresentação de trovas e danças do CTG Estância da Liberdade, de Novo Hamburgo. Por meio do Estação Cultural, também foram realizados no Espaço Multicultural um sarau com a banda Stereophonica e oficinas de origami, teatro de sombras e pinhole.
 
Galeria Mario Quintana
 
Em 2018, quatro exposições artísticas ou fotográficas passaram pela Galeria Mario Quintana, espaço cultural localizado no túnel que dá acesso às plataformas da Estação Mercado. Olhares diversos sobre 33 anos da Trensurb foi resultado de uma ação cultural de fotografia amadora comemorativa aos 33 anos de operação comercial do metrô e aos 12 anos da galeria. Entre as imagens encaminhadas pelos participantes, 20 foram selecionadas em duas categorias, 10 de empregados e estagiários da Trensurb ou de empresas contratadas e outras 10 de usuários do metrô. Elas foram submetidas a votação popular no Facebook e as seis fotos mais curtidas de cada categoria compuseram a exposição. Êfemera, do artista visual Marco Prass, contou com dez fotografias em preto e branco de espaços da Trensurb, todos inabitados, numa homenagem a Fabiano de Britto, falecido em 2015. O autor e o homenageado estagiaram juntos na empresa metroviária. O Gaúcho - Imagens do Cotidiano dos Anos 40 destacou fotografias disponibilizadas pelo Museu Julio de Castilhos, feitas pelo alemão Wolfgang Hoffman Harnisch, que documentou a cultura gaúcha ao percorrer o estado no início dos anos 1940. Finício, do artista visual e designer Ale Maia e Pádua, trouxe ilustrações em técnicas e materiais diversos, desenvolvidas a partir de conceitos como a filosofia budista que diz que tudo se inicia a partir de um fim. Somam-se a isso experiências como a viagem do autor do Rio de Janeiro até a cidade mais austral do planeta, Ushuaia.
 
Pixels Mercado
 
Em março, a exposição permanente Pixels Mercado, do artista Nelson Sura, foi inaugurada no túnel de acesso à Estação Mercado. A obra tem inspiração na azulejaria portuguesa, em uma versão contemporânea com um toque de subjetividade num universo tomado pela tecnologia. A técnica utilizada na exposição garante maior durabilidade e busca despertar atenção positiva para o paisagismo urbano. A instalação da obra foi resultado de parceria envolvendo a Trensurb, o artista, a Goldsztein, Amauri Tintas e a produtora Cultura RS.
 
Poemas no Trem
 
A Trensurb mantém afixados, nos 25 trens de sua frota original, poesias selecionadas pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, no concurso Poemas no Ônibus e no Trem. No início de 2018, foram colocados nos trens os poemas da edição 2016/2017 do concurso. São oito por trem, dois para cada um dos quatro carros.
 
Sexta Curta Trensurb
 
A temporada 2018 do Sexta Curta Trensurb, projeto que traz curtas-metragens ao público interno da empresa às sextas-feiras, aconteceu de março a dezembro, com um hiato em julho. Ao longo da temporada, foram 39 curtas exibidos em 27 sessões, que contabilizaram um total de 763 espectadores. Seis sessões contaram com a presença de convidados – diretores e atores que conversaram com os metroviários sobre suas produções ou apresentaram seu trabalho. A última sessão da temporada celebrou os 12 anos do projeto apresentando um curta-metragem comemorativo reunindo depoimentos de metroviários, parceiros e cineastas.
 
Intervenções no metrô
 
Ao longo de 2018, a Trensurb recebeu diversas outras atividades culturais em seus trens e estações. Algumas das principais são registradas a seguir.
 
Em março, no dia 21, Dia Mundial da Poesia, foi realizado um sarau comemorativo na Estação Mercado com o poeta Jonatan Borges e a musicista Leny Barcellos.
 
Aconteceram em junho: no dia 12, Dia dos Namorados, a intervenção cênico-poética Nos Trilhos com Fernando Pessoa, com o ator Jairo Klein, na Estação Mercado, em parceria com o Sesc Centro, de Porto Alegre; no dia 28, Dia do Orgulho LGBT, intervenção artística alusiva à data, promovida pelo grupo Desobedeça em diversas estações.
 
Em agosto, nos dias 30 e 31, as estações Mercado, Canoas e São Leopoldo receberam a intervenção circense Dias de Chuva, da artista Karine Rico.
 
Em setembro, no dia 3, ocorreu apresentação do CTG Raízes do Sul, de Porto Alegre, na Estação Mercado, parte do 5º Palco Sesc Nativista.
 
Em outubro, no dia 1º, o grupo TIA realizou intervenções circenses nos trens, como parte das atividades da Mostra Arte Sesc para Crianças, promovida pelo Sesc Centro, de Porto Alegre.
 
Em novembro, ocorreram: nos dias 21 e 22, apresentações do 8º Festival Canoas Jazz nas estações Canoas e Mathias Velho, numa iniciativa da Prefeitura de Canoas; no dia 23, na Estação Mercado, o sarau Protagonismo Negro na Literatura e na Música, com a poetisa Agnes Mariá e a cantora Valéria, evento alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), parte do projeto Encontros em Rede, do Redes de Leitura - Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre.
 
Em dezembro, no dia 2, Dia Nacional do Samba, aconteceu o Samba no Trem, com participação do grupo Samba do Irajá.
 
Foto: Artur Colombo/Arquivo Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5272&codigo_sitemap_pai=96&sitemapPage=112345de 484paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5272&codigo_sitemap_pai=96&sitemapPage=3

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000