Home Página Inicial > Notícias > 2018 NA TRENSURB: CIDADANIA, SOLIDARIEDADE E INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE

2018 NA TRENSURB: CIDADANIA, SOLIDARIEDADE E INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE

14.01.2019

Empresa promoveu e participou de diversas iniciativas de cunho social e de relacionamento com a comunidade, incluindo arrecadações de donativos, encaminhamento de resíduos a cooperativas de reciclagem e programa de aprendizagem profissional.

Buscando reafirmar seu compromisso e fortalecer a integração com as comunidades em que está inserida, além de procurar contribuir como agente de transformação social, a Trensurb vai além de sua atividade-fim e desenvolve ou é parceira de projetos e ações sociais e de relacionamento. Diversas foram as atividades realizadas pela empresa com esse foco em 2018. Saiba mais sobre elas a seguir.
 
Campanha do Agasalho
 
A Campanha do Agasalho 2018 da Trensurb foi realizada de junho a agosto, em parceria com as prefeituras dos municípios atendidos pelo metrô. As prefeituras foram responsáveis pela coleta, triagem e encaminhamento dos donativos recolhidos em 14 estações e no pátio da empresa. No total, foram contabilizadas 8 toneladas de material arrecadado. Realizada anualmente desde 1994, a Campanha do Agasalho da Trensurb já arrecadou e distribuiu mais de 400 toneladas de donativos.
 
Estação Educar
 
Destinado a jovens oriundos de famílias de baixa renda, o Programa Estação Educar foi instituído em 2003 – em substituição ao antigo Oficina-Escola, realizado desde 1994 – e é desenvolvido em parceria com o Senai-RS. Os aprendizes realizam o curso de assistente administrativo no turno inverso ao da escola, tendo aulas sobre organização de escritório, informática básica, atendimento ao cliente, gestão de pessoas, entre outros. A Trensurb concede aos participantes meio salário mínimo mensal, vale-transporte, vale-refeição e assistência odontológica. No ano passado, dos 40 jovens selecionados 39 concluíram o programa de aprendizagem profissional.
 
Futuro Usuário
 
Com o Programa Futuro Usuário, a Trensurb recebe jovens estudantes, apresenta a empresa e busca sensibilizá-los para o uso correto do sistema a fim de contribuir na formação dos futuros usuários do metrô. Em 2018, três escolas dos municípios de Porto Alegre e Rolante participaram do programa, que contou ainda com uma visita especial de um jovem autista, totalizando 66 visitantes. Por meio do Futuro Usuário, 401 estudantes de sete escolas de São Leopoldo, Novo Hamburgo e Esteio também foram transportados gratuitamente até a Feira do Livro de Porto Alegre, numa parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro.
 
Visitas técnicas
 
No ano passado, a empresa recebeu visitas técnicas de sete grupos de seis instituições de ensino técnico ou superior do estado, que conheceram setores e atividades da Trensurb ligados a suas áreas de formação.
 
Passeios escolares
 
Por meio de um programa destinado a escolas da rede pública e entidades assistenciais, a Trensurb oferece isenção da tarifa para realização de passeios de caráter educativo, cultural e social. A empresa também realiza acompanhamento no embarque e desembarque de viagens de grupos de outras instituições mediante solicitação prévia, porém sem isenção da tarifa. Em 2018, foram acompanhados 32 passeios escolares de 29 instituições dos municípios de Porto Alegre, Esteio, Ivoti, Cruzeiro do Sul, Lajeado, Rolante, Farroupilha, Novo Hamburgo, Teutônia, Feliz, Travesseiro, Bom Retiro do Sul, São José do Oeste (SC), Panambi, Dois Irmãos, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Vale Real. No total, 1.052 estudantes foram atendidos.
 
Coleta seletiva
 
A coleta seletiva do lixo ocorre na Trensurb desde 2007. Além do descarte correto dos materiais dispensados na empresa, a iniciativa contribui para gerar renda às diversas famílias que trabalham com reaproveitamento de materiais recicláveis. Os resíduos das estações são recolhidos por cooperativas de reciclagem atuantes em cada um dos seis municípios atendidos pelo metrô – uma cooperativa por município, exceto em Novo Hamburgo, onde são duas, e Porto Alegre, onde os resíduos são recolhidos pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana e distribuídos posteriormente às cooperativas. Em 2018, foram encaminhadas para reciclagem 11,4 toneladas de resíduos recolhidos nas estações e 4,2 toneladas coletadas no pátio da empresa.
 
Tampinha Legal
 
Em 2017, a Trensurb tornou-se a primeira empresa metroviária do país a aderir ao Tampinha Legal e, desde outubro daquele ano, há pontos de coleta do projeto em todas as estações do metrô. A iniciativa proporciona destinação adequada a tampas plásticas, que são recicladas, e gera renda para entidades assistenciais. Em 2018, foram cerca de 20 toneladas de tampas coletadas nas estações, gerando renda de aproximadamente R$ 38 mil às entidades que fazem parte do projeto. Isso equivale a 15% do total arrecadado pelo Tampinha Legal no ano, que chegou a 131 toneladas de plástico e R$ 248 mil revertidos às instituições.
 
Coleta de resíduos eletrônicos
 
Em parceria com a Cooperativa de Trabalho Socioambiental Paulo Freire, a Trensurb promoveu ações mensais de coleta de resíduos eletrônicos de seus empregados entre julho e dezembro de 2018. A iniciativa buscou colaborar para o descarte adequado dos materiais, conscientizar os metroviários da importância do correto descarte e contribuir na geração de renda para os colaboradores da Cooperativa. Ao todo, 579 quilos de resíduos eletrônicos foram encaminhados à Cooperativa Paulo Freire.
 
Fim da linha para a violência contra a mulher
 
Em julho, a Trensurb e o Comitê Gaúcho Impulsor ElesPorElas, integrante do movimento mundial da ONU Mulheres, lançaram a campanha Fim da linha para a violência contra a mulher. Cartazes, painéis e grafites com mensagens que estimulam a denúncia de casos de assédio foram espalhados pelas estações do metrô.
 
Papai Noel dos Correios
 
60 cartas da campanha Papai Noel dos Correios foram adotadas por metroviários numa ação de Trensurb junto a seus empregados. A campanha possibilita que pessoas ou instituições adotem as cartas e atendam os pedidos de presentes de crianças das escolas da rede pública de ensino e organizações parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos.
 
Adote um vira-lata RS
 
Desde outubro de 2017, em parceria com o projeto Adote um vira-lata RS, a Trensurb tem realizado uma série de publicações em seus perfis nas redes sociais incentivando a adoção de cães e gatos resgatados de situações de vulnerabilidade. Com 100 mil curtidas em sua página no Facebook e 77 mil seguidores no Twitter, a empresa já usou seu alcance nas redes para ajudar a encontrar lares para dezenas de animais.
 
Ações no metrô
 
Ao longo de 2018, a Trensurb recebeu diversas atividades de cunho social em seus trens e estações. Conheça a seguir algumas das principais.
 
Em fevereiro, no dia 7, foi realizada atividade de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, iniciativa da Prefeitura de Sapucaia do Sul, com distribuição de preservativos e materiais gráficos nos trens que circulavam pelo município.
 
Ocorreu em março, no dia 21, uma ação de conscientização sobre o câncer de mama na Estação São Leopoldo, promovida pela Associação Força Rosa.
 
Em abril, no dia 27, Dia da Empregada Doméstica, a Estação Mercado recebeu evento de divulgação do aplicativo Laudelina, que busca divulgar e assegurar direitos das trabalhadoras domésticas. A ação foi promovida pela ONG Themis.
 
Em junho, no dia 6, ocorreram ações de conscientização sobre a coleta seletiva do lixo promovidas pela Prefeitura de Novo Hamburgo nas estações Santo Afonso e Novo Hamburgo, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).
 
Em agosto, no dia 17, foram realizados esquetes teatrais nas estações do metrô em Canoas, em alusão ao Agosto Dourado, movimento de valorização do aleitamento materno.
 
Em outubro, no dia 17, ocorreu ação do projeto Estação Sesc Trensurb, do Sesc Novo Hamburgo, contando com atividades de alongamento em trens que circulavam pelo município. Na Estação Novo Hamburgo, foi oferecida aferição da pressão arterial e do índice de massa corporal.
 
Em novembro: no dia 12, aconteceu mais uma ação do Estação Sesc Trensurb; nos dias 26 e 27, a Estação São Leopoldo recebeu a exposição itinerante Nem tão doce lar, parte das ações da campanha internacional 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, numa iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de São Leopoldo em parceria com a Fundação Luterana de Diaconia; no dia 29, uma ação da campanha Juntos na Luta Contra a Aids 2018, promovida em parceria entre a Equipe Voluntária Brasil e a Prefeitura de Novo Hamburgo, contou com distribuição de material educativo e preservativos na Estação Novo Hamburgo, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids (1º de dezembro).
 
Foto: Artur Colombo/Arquivo Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 483paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5273&amp%3BsitemapPage=2&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000