Home Página Inicial > Notícias > ESTAÇÃO CULTURAL: POESIA SOCIAL GAÚCHA É DESTAQUE EM LIVE DA TRENSURB

ESTAÇÃO CULTURAL: POESIA SOCIAL GAÚCHA É DESTAQUE EM LIVE DA TRENSURB

27.07.2020

Bate-papo com escritores terá transmissão ao vivo por meio da página do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos no Facebook, na sexta-feira (31), a partir das 16h30.

Na próxima sexta-feira (31), a partir das 16h30, a Trensurb, por meio do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT), realiza mais uma live do projeto Estação Cultural. Desta vez, o tema é a poesia social gaúcha e os convidados são os escritores Carlos Nejar, José Edil de Lima Alves e Sérgio Borja. Para acompanhar a live, basta acessar a página do EMLsT no Facebook.
 
A atividade será a terceira da retomada do projeto Estação Cultural por meio das plataformas digitais. As lives anteriores tiveram como temas os impactos da Covid-19 no mundo da literatura e o legado de Mario Quintana. Lançado originalmente em 2018 e realizado novamente no segundo semestre de 2019, o Estação Cultural levou às dependências do metrô ações regulares como oficinas, apresentações musicais e cênicas.
 
Assessor da Trensurb, o escritor Élvio Vargas atuou na organização do evento. Conforme ele, “a poesia social gaúcha e brasileira é toda aquela que prosperou nos 'anos de chumbo', de 1964 a 1974, e seguiu desde então. Denomina-se social por que é um protesto contra qualquer sistema cuja vigência cerceia a sociedade. Significa o 'poema manifesto' ou panfletário, indo de encontro a todos os atos que limitam as liberdades”. Com grande exemplo da poesia social no Brasil, Vargas cita Os Estatutos do Homem, de Thiago de Mello: “Produzido durante esse período, visceraliza com esplendor metafórico todo o amplo sentido e a mensagem da poesia social. É um clássico e referência para todos os poetas sociais e também líricos”.
 
Os convidados
 
Carlos Nejar é poeta, ficcionista, tradutor e crítico literário. Considerado um dos poetas mais importantes da sua geração, é membro da Academia Brasileira de Letras. Entre suas obras estão: História da Literatura Brasileira, A Idade da Noite e A Idade da Aurora. Seus principais prêmios são: Prêmio Fernando Chinaglia, da União Brasileira de Escritores, Prêmio Erico Verissimo, Prêmio de poesia da Associação Paulista de Críticos de Arte.
 
José Edil de Lima Alves é professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutor em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro da Academia Rio-Grandense de Letras e presidente do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul. Possui artigos publicados em revistas e jornais do Brasil, da Espanha e de Portugal, além de participação em obras coletivas, editadas aqui e em Portugal, como Erico Verissimo: provinciano e universal e Mario Quintana: cotidiano, lirismo e ironia.
 
Sérgio Borja é professor universitário aposentado de Unisinos, PUCRS e UFRGS. Foi presidente da Academia Rio-Grandense de Letras, onde ocupa a cadeira de número 22. Escreve poesia e livros de direito e ciência política, além de colaborar em vários jornais nacionais participando de programas de debates e entrevistas no rádio e na televisão. Entre seus livros publicados estão: Ronda Alta, Pele Madura e Contra a Corja. Recebeu a distinção e o diploma de Colaborador Emérito do Mercosul, em 1997, pela Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul; a Comenda Osvaldo Vergara, concedida pela OAB-RS, em 2005; e, em 2007 e em 2011, o Troféu Obirici.
 
O Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos
 
As unidades do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô, permanecem fechadas por tempo indeterminado devido à pandemia. Enquanto isso, os associados e interessados em conhecer o trabalho da biblioteca da Trensurb podem seguir a página do EMLsT no Facebook, enviar mensagens, acompanhar os conteúdos publicados diariamente e solicitar a renovação de livros já retirados.
 
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, na plataforma de embarque da Estação Mercado, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos ganhou uma unidade adicional no saguão da Estação Novo Hamburgo em março de 2019. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com 9,5 mil exemplares (dos quais cerca de 2,3 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis gratuitamente para os mais de 7 mil associados.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5646&codigo_sitemap_pai=96&sitemapPage=212345de 512paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5646&codigo_sitemap_pai=96&sitemapPage=4

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000