Home Página Inicial > Notícias > ANTOLOGIA DIGITAL DA POESIA GAÚCHA: PROJETO DA TRENSURB DESTACA POEMAS DE ELIANE MARQUES

ANTOLOGIA DIGITAL DA POESIA GAÚCHA: PROJETO DA TRENSURB DESTACA POEMAS DE ELIANE MARQUES

26.08.2021

Desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, a biblioteca da Trensurb, projeto lança, na segunda-feira (30), novos vídeos com poemas declamados pela autora.

Na próxima segunda-feira (30), a Antologia Digital da Poesia Gaúcha lança novos vídeos de poemas de Eliane Marques. O projeto é desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb –, que, desde outubro do ano passado, promove a publicação quinzenal de vídeos de poetas gaúchos declamando suas poesias. O material é publicado no site e redes sociais da empresa (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube) e da biblioteca (Facebook e Instagram). Também é veiculado nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), um dos apoiadores do projeto. A Antologia tem apoio ainda da Academia Rio-Grandense de Letras e do Instituto Estadual do Livro.

“Quanto à forma, o projeto é inovador e contemporâneo, respondendo às demandas deste tempo com os instrumentais tecnológicos que ele disponibiliza”, diz Eliane sobre a Antologia. “Sinto-me honrada de integrá-lo junto com outras e outros poetas”, completa. Os três poemas da escritora a serem lançados na Antologia Digital não têm título e foram publicados originalmente em seus livros e se alguém o pano e o poço das marianas.

Poeta, ensaísta, psicanalista e tradutora, Eliane Marques publicou os poemários o poço das marianas (Escola de Poesia, 2021), e se alguém o pano (Prêmio Açorianos na categoria Poema, Escola de Poesia, 2016), Relicário (Grupo Cero, 2009) e as traduções Pregão de Marimorena, da poeta afro-uruguaia Virginia Brindis de Salas (Figura de Linguagem, 2021) e O trágico em Psicanálise, da psicanalista argentina Marcela Villavella (Psicolibro, 2012). Mantém uma coluna sobre cultura e sociedade no jornal Zero Hora. Tem poemas publicados nas revistas Cult e Piauí, entre outras importantes publicações do Brasil. Coordena a editora Escola de Poesia e o projeto Orisun oro que visa à tradução e à publicação de livros de mulheres poetas afro-latino-caribenhas no Brasil.  É docente na Après Coup Porto Alegre Psicanálise e Poesia, onde coedita a revista de psicanálise e cultura Anna O. Trabalhou como roteirista, produtora executiva e diretora do documentário Wole Soyinka – A forja de Ogum, entre outros trabalhos artísticos. Nascida em Sant’Ana do Livramento, na fronteira entre Brasil e Uruguai, graduou-se em Pedagogia e Direito, é mestre em Direito Público, especialista em “Constituição, Política e Economia”, além de trabalhar como Auditora Pública Externa do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul.

Uma biblioteca no metrô

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros – seguindo os protocolos de segurança necessários em função da Covid-19. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com 9 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis gratuitamente para os mais de 7 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5871&sitemapPage=112345de 533paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5871&sitemapPage=3

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000