Home Página Inicial > Notícias > ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO PELO COMBATE AO AEDES AEGYPTI

ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO PELO COMBATE AO AEDES AEGYPTI

11.02.2020

Agentes do Centro de Vigilância em Saúde estiveram na Estação São Leopoldo no dia de hoje (11) e, na próxima quinta-feira, a ação será realizada na Estação Rio dos Sinos.

Nesta terça-feira (11), das 9h às 16h, a Estação São Leopoldo recebeu uma campanha de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. A ação do Centro de Vigilância em Saúde de São Leopoldo, com o apoio da Trensurb, distribuiu materiais informativos para quem passava pelo local. Agentes de combate às endemias também estavam na estação, conscientizando os usuários do trem sobre a importância do controle de focos de mosquito.

Maria do Carmo Moraes, bióloga e coordenadora da Vigilância Ambiental do Centro de Vigilância Ambiental da Secretária de Saúde do município, disse que a ação foi bem-sucedida: “Cerca de 1000 folders informativos foram entregues durante o dia e nossos agentes conseguiram falar com diversas pessoas”. Segundo Maria do Carmo, “a ação é especialmente importante porque São Leopoldo está com alto índice de infestação, e esperamos que a informação de como evitar criadouros possa evitar possíveis surtos do mosquito”.

O período do verão e as épocas de chuva torna mais fácil proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é transmissor de dengue, zika e chikungunya. Porém, a recomendação do Ministério da Saúde é manter as medidas de prevenção – como evitar água parada, cobrir tonéis e limpar calhas dos telhados – o ano todo. E, quando os focos de mosquito são detectados e não podem ser eliminados pela população, como em terrenos baldios com lixo acumulado, os moradores devem prestar denúncia a Secretária Municipal de Saúde de sua cidade.

Uma nova ação de conscientização está programada para a próxima quinta-feira, 13/02, das 9h às 16h, na Estação Rio dos Sinos.

Foto: Angelo Pieretti/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5497&sitemapPage=212345de 505paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5497&sitemapPage=4

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000