Home Página Inicial > Notícias > ESTAÇÃO THEMIS: TRENSURB RECEBE AÇÃO DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER

ESTAÇÃO THEMIS: TRENSURB RECEBE AÇÃO DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER

10.03.2020

Em parceria com a ONG Themis, advogadas passaram a manhã atendendo usuárias do trem e oferecendo informações

Durante a manhã desta segunda-feira (09), a Estação Mercado recebeu mais uma edição da Estação Themis. Na ação, 8 advogadas da ONG Themis – Gênero, Justiça e Diretos Humanos se revezaram para atender gratuitamente mulheres que passavam pelo hall de entrada da estação, oferecendo às usuárias informações sobre seus direitos e tirando dúvidas. A iniciativa é em alusão ao Dia Internacional da Mulher, que foi celebrado no domingo (08).
Márcia Soares, advogada e diretora-executiva da Themis, diz que o objetivo do projeto é levar informações e serviços de justiça para mulheres em situações de vulnerabilidade e que vivem nas periferias: “Fazer esse projeto na Estação Mercado é ainda mais importante, porque sabemos que trabalhadoras passam por aqui diariamente”. A advogada também ressalta a importância da informação em casos judiciais: “Algo que sempre é bom ressaltar é que nenhuma mulher procurará um direito que não sabe que tem, portanto, ações como essas são fundamentais para que elas saibam quais direitos elas podem acessar”.
Odete Hanuer, de 72 anos, afirmou que a ação foi muito útil: “Eu vi o banner sinalizando quando estava indo pegar o trem, e resolvi parar para pedir umas informações. É uma ótima oportunidade”. De acordo com as advogadas da Themis, a maioria das mulheres que passaram por lá durante a manhã buscavam informações voltadas para o direito trabalhista e de família.
A parceria da Trensurb com a ONG Themis vem desde 2016. Sistematicamente, a Trensurb participa de campanhas e atividades pela igualdade de gênero e o fim da violência contra as mulheres. Em 2013, a estatal formou um grupo de trabalho com o objetivo de discutir e expandir, no ambiente da Trensurb, a promoção da igualdade de gênero e a prevenção e o combate a todas as formas de violência contra as mulheres. No mesmo ano, a empresa aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, iniciativa do governo federal que busca promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres, e diferentes raças e etnias por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e nas culturas organizacionais. Em 2015, a Trensurb aderiu ao movimento mundial ElesPorElas, da ONU Mulheres, e, em 2017, ao Comitê Gaúcho Impulsor do movimento.

Foto: Amanda Barros/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5512&sitemapPage=212345de 512paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5512&sitemapPage=4

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000