Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB INAUGURA NOVA UNIDADE DO ESPAÇO MULTICULTURAL LIVROS SOBRE TRILHOS EM NOVO HAMBURGO

TRENSURB INAUGURA NOVA UNIDADE DO ESPAÇO MULTICULTURAL LIVROS SOBRE TRILHOS EM NOVO HAMBURGO

21.03.2019

Nova biblioteca na Estação Novo Hamburgo do metrô tem cerimônia de inauguração e abertura ao público na próxima terça-feira (26), a partir das 10h.

Na próxima terça-feira (26), a Trensurb inaugura mais uma iniciativa de promoção da cultura e democratização do acesso à leitura: a unidade Novo Hamburgo do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT), biblioteca que estará localizada no saguão da Estação Novo Hamburgo do metrô, em frente à escada rolante de acesso à plataforma. A cerimônia oficial de inauguração, com a presença do diretor-presidente da Trensurb, David Borille, e autoridades convidadas, acontece no local às 10h. Antes disso, a partir das 9h30, um cortejo literário irá partir da Estação Mercado em direção à Estação Novo Hamburgo, com participação de voluntários da ONG Cataventus fantasiados como personagens da cultura popular. À tarde, mais atrações completam os festejos de abertura do novo Espaço Multicultural: às 14h30, uma contação de histórias com o poeta Jonatan Borges e, às 16h30, um pocket show com os metroviários e músicos Graziele Bisognin e Gabriel Wolff. A programação especial de inauguração da nova unidade do EMLsT segue até o fim da próxima semana, com atrações que serão divulgadas em breve.
 
Inaugurada como Biblioteca Livros sobre Trilhos em 15 de dezembro de 2008, a unidade original do EMLsT fica na plataforma de embarque da Estação Mercado, em Porto Alegre. O espaço foi criado pela Trensurb com o intuito de facilitar o acesso à leitura por parte dos usuários do metrô, oferecendo empréstimo gratuito de livros. Ao longo dos anos, começou a receber contações de histórias, exposições fotográficas e artísticas, saraus e apresentações musicais, passando a ser mais que uma biblioteca: um espaço multicultural. Com a inauguração da unidade em Novo Hamburgo, o EMLsT amplia o alcance das ações culturais e de democratização da leitura, chegando à outra estação terminal do metrô. No espaço entre Mercado e Novo Hamburgo, o projeto Livros Livres contribui também com o acesso à leitura por meio de espaços de compartilhamento de livros disponíveis nas estações Mathias Velho, Esteio, Sapucaia e São Leopoldo, além da própria Estação Novo Hamburgo.
 
Ampliado somente por meio de doações, o acervo do Espaço Multicultural conta com 7,4 mil exemplares de diversos gêneros, dos quais cerca de 600 estarão disponíveis na nova unidade em Novo Hamburgo. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se gratuitamente ao EMLsT, indo até uma das unidades e apresentando documento de identificação, CPF (que pode ser comprovado por meio da própria carteira de identidade ou outro documento oficial) e comprovante de endereço. Quem já se associou na unidade da Estação Mercado, não precisa fazer um novo cadastro para utilizar o serviço na Estação Novo Hamburgo.
 
Caso o sócio queira retirar um livro que esteja disponível somente na outra unidade, em até 48 horas esse livro poderá ser encaminhado até a unidade solicitada. Outra facilidade é a possibilidade de fazer a retirada em uma unidade e a devolução em outra. Diferentemente do que acontece na Estação Mercado, no EMLsT Novo Hamburgo, os próprios sócios terão acesso às prateleiras de livros e poderão selecionar os exemplares que desejam retirar. A unidade Novo Hamburgo também contará com um espaço para realização de atividades de contação de histórias, saraus e apresentações diversas. Assim como na unidade da Estação Mercado, o horário de funcionamento do EMLsT na Estação Novo Hamburgo, será das 10h às 18h.
 
Titular da Gerência de Comunicação Integrada da Trensurb, área da empresa responsável pela gestão do Espaço Multicultural, Jânio Ayres acredita que o espaço nobre cedido pela superintendência comercial da empresa para a instalação da unidade Novo Hamburgo “facilitará demais a visibilidade e a promoção do local”. Ele destaca ainda: “Pretendemos ter uma ampla programação cultural e fortalecer os laços com a comunidade do município”.
 
Novos espaços culturais no mês de aniversário do metrô
 
Celebrando os 34 anos de operação do metrô – a inauguração da linha foi em março de 1985 –, a Trensurb está apresentando ao público usuário outras duas iniciativas socioculturais além da nova unidade do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos: o painel Os Cavalos, de Ale Maia e Pádua, na Estação Luiz Pasteur, e a galeria de exposições Xico Stockinger, na Estação Rodoviária.
 
Em exibição permanente na Estação Luiz Pasteur, o painel Os Cavalos é uma homenagem ao município de Sapucaia do Sul feita pelo artista plástico Ale Maia e Pádua, que já foi responsável por quatro exposições nas dependências da Trensurb. O elemento central, os cavalos, simbolizam a origem da cidade, as suas fazendas; as folhas e os figos fazem referência à Figueira Torta, símbolo do município; dentro dos olhos dos animais, há a silhueta do Morro do Chapéu, fazendo menção à geografia da região.
 
Já a nova galeria na Estação Rodoviária é inspirada na consagrada Galeria Mario Quintana, da Estação Mercado, e as exposições serão realizadas em parceria com o Sesc Centro, de Porto Alegre. O espaço será batizado com o nome de Xico Stockinger, homenageando o escultor, artista plástico e ex-diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, falecido em 2009, cujo centenário completa-se em 2019.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5302&sitemapPage=434567de 486paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=5302&sitemapPage=6

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000