Home Página Inicial > Acesso à Informação > Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Nessa seção estão relacionadas as perguntas e respostas mais comuns dirigidas à Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre - TRENSURB.

SERVIÇOS

1) Quero saber como obtenho informações sobre a operação e serviços da TRENSURB? 
No sítio da TRENSURB há seção específica com todas as informações necessárias, tais como:  horários, estações e sistema, bilhetes, integrações, serviços especiais, achados e perdidos, regulamento do usuário e comunicação. Para saber mais, acesse aqui

PROTOCOLO E FORMAS DE CONTATO COM A EMPRESA

1) Como faço para entregar um documento na TRENSURB?
Você deve se dirigir ao serviço de Protocolo, que funciona das 8h às 12h e das 13h às 16h30h, no térreo do Prédio de Apoio (Av. Ernesto Neugebauer, 1985 - bairro Humaitá - Porto Alegre - RS). Neste local, o seu documento receberá o registro de data e hora  e será encaminhado ao setor competente.

2) Como entro em contato com a TRENSURB?
Utilize o canal de atendimento (Formulário de atendimento pelo site, Central de Atendimento, Caixa de sugestões, Teleusuário, FAQ) mais adequado para solucionar suas dúvidas, fazer sugestões, críticas ou elogios através deste link

LICITAÇÕES E COMPRAS

1) Quais as modalidades de licitação utilizadas para contratações na TRENSURB?
As modalidades de licitações utilizadas pela Trensurb são aquelas previstas na Lei 8.666/93, sendo: Convite, Tomadas de Preço e Concorrência. A Trensurb conta com uma Comissão Permanente de Licitação que pode ser contatada através do telefone (51) 3363-8195 e endereço eletrônico: josiane.canto@trensurb.gov.br
Também utiliza-se as modalidades previstas na Lei 10.520/2002, Decreto 3.555/2000 e Decreto 5450/2005: Pregões Eletrônicos e Presenciais. O Setor de Compras pode ser contatado através do telefone (51) 3363-8238 e endereço eletrônico: scompras@trensurb.gov.br

2) Como tenho acesso aos editais de licitação da Trensurb?
Todos os editais de licitações da Trensurb (com data marcada para realização), assim como seus desenhos técnicos e demais anexos e especificações, estão disponíveis no sítio eletrônico, no link "Fornecedores” – “Consulta às Licitações”. Para leitura dos editais é necessário que o interessado possua ou faça seu cadastro (no próprio sítio eletrônico), cujo login será seu CNPJ/CPF e senha recebida. Neste cadastramento será solicitado um endereço eletrônico o qual receberá semanalmente o rol de licitações a ocorrer da Trensurb.

3) Quais são os documentos exigidos para o Cadastro de Fornecedor e obtenção do Certificado de Registro Cadastral – CRC?
Ao requerer inscrição no cadastro de fornecedor da Trensurb, o interessado deverá fornecer os elementos necessários à satisfação das exigências do art. 27 da Lei n° 8.666/93 e informações complementares. A listagem completa está disponível no link "Documentos Necessários",  os quais deverão ser entregues no protocolo da Trensurb. Após aprovação, a Trensurb emitirá o Certificado de Registro Cadastral ao interessado que deverá mantê-lo atualizado e renovado anualmente a seu critério. Contato poderá ser realizado através do telefone (51) 3363-8372 (Sr. Ricardo) e (51) 3363-8530 (Sr. Claudio).


4) Como faço para participar dos pregões eletrônicos e cotações eletrônicas da Trensurb?
A Trensurb realiza seus pregões e cotações eletrônicas através do portal eletrônico do Banco do Brasil (www.licitacoes-e.com.br). Para participar os interessados devem entrar em contato com qualquer agência do Banco do Brasil manifestando seu interesse em cadastrar-se para participar de tais certames, ou entrar em contato com o Banco do Brasil pelos telefones 3003-0500 ou 0800-729-0500.


5) Preciso realizar cadastro prévio na Trensurb para participar dos pregões eletrônicos?
Não. Basta estar devidamente cadastrado no Banco do Brasil. Somente será exigida a documentação habilitatória do licitante vencedor em cada certame, o que gerará para contratação seu cadastramento como fornecedor da Trensurb.


6) Como e/ou quando posso apresentar minha empresa para futuras cotações da Trensurb?
Recebemos os fornecedores – para apresentação de suas empresas e linhas de produtos/serviços – às quintas-feiras,  das 8h às 17h. Não é necessário agendar horário para visita.

RECURSOS HUMANOS

1) Como trabalhar na TRENSURB?
Através de concurso público, estágio ou empresas contratadas.

2) Posso enviar/deixar currículo?
Somente para estágio.  O currículo será submetido para avaliação conforme a necessidade da empresa. Caso seja aprovado, encaminharemos ao Setor de Pessoal  para contratação. Os processos seletivos de empresas contratadas são feitos diretamente pelas mesmas.

3) Como se candidatar a uma vaga de estágio? Deve-se encaminhar o currículo para nosso agente de integração CIEE, Av. Borges de Medeiros, 328 - Centro, Porto Alegre, ou diretamente para a empresa, Setor de Pessoal no Prédio de Apoio, que tem acesso pela estação Aeroporto.

4) Há previsão para novo concurso público?

Em 29/10/2012 a Trensurb divulga edital de abertura de concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro reserva, com execução da empresa Objetiva Concursos. As inscrições para o processo seletivo ocorrem a partir de terça-feira, 30, até o dia 18 de novembro. A aplicação das provas objetivas tem previsão de realização no dia 20 de janeiro de 2013. O valor da inscrição é de R$ 50 para cargos de nível técnico/médio e R$ 100 para cargos de nível superior.

As 30 vagas imediatas disponíveis são para o cargo de assistente operacional, processo de operação de estações. 590 candidatos formarão cadastro reserva para 13 funções: assistente operacional, processo de operação de estações (250); técnico de contabilidade (50); técnico de administração (50); técnico em estradas (30); técnico em eletrotécnica (60); técnico em eletromecânica (10); contador, nas áreas de processo de gestão econômica e financeira (20) e de processo de auditoria (20); arquivista (10), bibliotecário (10); engenheiro civil (30); engenheiro civil na modalidade transportes (20); engenheiro eletricista (30). Os vencimentos variam entre R$ 1.095,84 e R$ 5.318,10.

Para mais informações e consulta ao edital, acesse:  www.objetivas.com.br ou clique aqui

5) O último concurso público ainda está em vigência?
Sim, foi prorrogado até 2014.

6) Vão chamar mais candidatos do último concurso?
Sim,  do cadastro reserva, conforme a demanda de vagas na empresa. Saiba mais no link Concursos

AÇÕES E PROGRAMAS

1) Como tenho acesso às informações pertinentes às ações, programas e atividades implementadas pela Trensurb? No sítio da Trensurb há seção específica sobre este assunto. Para saber mais acesse o link Atividades

ATENDIMENTO A PESQUISAS

1) Como faço para pesquisar na Biblioteca da Trensurb?
Existem 2 bibliotecas na Trensurb: uma com  sede na administração e que funciona das 8h às 12h e das 13h às 16h30, no térreo do Prédio de Apoio, para o público interno (empregados) e público externo (acadêmicos, profissionais) em demandas técnicas de assuntos afins a empresa. A outra biblioteca é aberta ao público em geral, chama-se Biblioteca Livros sobre Trilhos e funciona na plataforma de embarque da Estação Mercado. Aberta de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h, para utilizar o serviço você deve apenas fazer um cadastro, que é gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), juntamente com uma foto 3x4. Também é necessário levar o comprovante de residência atual (original e cópia). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais.
 

 

 

 

 

Compartilhe

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000