Etiqueta Urbana

A campanha, criada em 2011, busca promover a civilidade e a boa convivência entre os usuários do sistema metroviário por meio da divulgação de dicas sugeridas, principalmente, por quem utiliza esse modal de transporte público. Através de ações de conscientização a Trensurb visa difundir tais regras de comportamento, com distribuição do Guia Etiqueta Urbana nas estações e trens – também disponível abaixo, em versão digital.

 
 
 
Histórico
 
Fevereiro de 2011 – Foi lançada a primeira versão da campanha de Etiqueta Urbana, com o slogan “Isso está em suas mãos” e cinco dicas para melhorar a convivência entre os passageiros do metrô. Baseadas nas principais sugestões dos usuários recebidas pela Central de Atendimento, elas foram veiculadas em cartazes nos trens, nos versos dos bilhetes e na página da Trensurb na internet.
 
Setembro de 2011 – A segunda fase da campanha contou com ilustrações lúdicas, de traços leves, além da inclusão de cinco novas orientações. Além da divulgação por meio de cartazes nos espaços do jornal-mural Notícia na Linha e da internet, as dicas também figuraram nos avisos sonoros nos trens.
 
Junho de 2012 – As dez dicas foram agrupadas em uma nova campanha de comunicação com nova programação visual, incluindo um guia impresso amplamente distribuído aos usuários no sistema metroviário.  Foram também criados novos adesivos indicando os assentos preferenciais nos trens com o mesmo conceito das peças. O material gráfico e digital foi apresentado em três idiomas: português, inglês e espanhol, já preparando a campanha para a Copa do Mundo e uma maior integração ao terminal aeroportuário através do aeromóvel. Nessa terceira fase, a divulgação foi ampliada também via Twitter.
 
Abril de 2014 – Na quarta etapa, duas novas dicas, totalizando 12, foram acrescentadas ao guia, publicado com nova concepção gráfica. Pela primeira vez, intervenções artísticas, realizadas pelo grupo Teatro Ideia Ação, fizeram parte das ações de divulgação da campanha. Já com uma página no Facebook, a Trensurb também veiculou material da campanha por meio da rede social. Buscando promover mais civilidade não apenas entre os usuários do metrô, mas também em outros modais de transporte e locais públicos, a empresa atendeu a demandas de outras instituições e encaminhou materiais para divulgação e suporte a ações educativas.

Julho de 2015 – Na quinta fase da campanha, novas ações foram desenvolvidas para atingir a população de forma contundente: intervenções artísticas bem humoradas realizadas por atores. Além dos personagens utilizados para demostrar bons e maus exemplos de utilização dos trens, a divulgação do guia foi ampliada por meio das redes sociais, tendo uma aceitação positiva e estimulando o pensamento empático entre as pessoas que desfrutam do serviço prestado pela Trensurb.

Julho de 2016 – A sexta etapa da campanha de Etiqueta Urbana manteve as intervenções cênicas no metrô, realizadas semanalmente, além de trazer novos materiais de divulgação impressos e digitais.

Junho de 2017 – A sétima fase da campanha contou com a participação da mascote da Trensurb, o Zurbinho, na realização das intervenções nos trens e estações. As dicas foram revisadas e foi desenvolvida também uma nova concepção gráfica para a campanha, contando com material impresso e novas postagens para divulgação nos perfis da empresa nas redes sociais.

 

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