Home Página Inicial > Notícias > NO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA, TRENSURB RECEBE EXPOSIÇÃO SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

NO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA, TRENSURB RECEBE EXPOSIÇÃO SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

11.11.2019

“Eva”, da artista Sônia Santos, passará pelas estações Mercado e Novo Hamburgo, buscando chamar a atenção para situações de violência vividas por mulheres negras e de outras etnias.

Em alusão ao Novembro Negro, Mês da Consciência Negra, a Trensurb recebe a exposição Eva, da artista plástica Sônia Santos. Com bonecos de tecido em tamanho real, a mostra buscará representar situações de violência doméstica e feminicídio, contando também com a exibição de poemas sobre o tema. Eva estará na plataforma de embarque da Estação Mercado, no Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, nesta terça-feira (12), das 14h às 17h, e na quarta-feira (13), das 9h às 12h. Na próxima semana, estará na área livre da Estação Novo Hamburgo, na terça-feira (19), das 14h às 17h, e na quarta-feira (20), das 9h às 12h. A artista irá se fazer presente durante a exibição de seu trabalho, buscando conversar com os usuários do metrô sobre o tema da mostra.
 
Segundo Sônia, a exposição “retrata a terrível realidade da violência cometida contra mulheres”, muitas delas negras, mas também das mais diversas etnias, classes sociais, religiões e orientações sexuais. Segundo a artista, Eva é “a que vive”, “a vivente”, “a que tem vida”. Ela afirma que o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, é “uma data muito importante na memória do povo negro, onde relembramos lutas, vitórias e almejamos uma sociedade mais justa e menos discriminativa”. Sônia avalia que é necessário que haja políticas públicas voltadas para as mulheres negras. Ela comemora a oportunidade de apresentar seu trabalho nas estações da Trensurb e abordar “um tema de suma importância para a sociedade gaúcha”. “É algo muito especial e honroso, por se tratar de uma empresa também voltada a mostrar a cultura local”, afirma.
 
Sônia Santos é artista plástica, comunicadora, poeta e contadora de histórias. Como escritora, participou dos livros O Semeador de Palavras – coletânea de poesias, contos e crônicas e da Coletânea Veríssimos. Como artista plástica, já expôs seus trabalhos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, na Cia. Carris e nos municípios de Canoas, Encantado e Lajeado.
 
Serviço
 
Exposição Eva, de Sônia Santos
 
· 12/11, das 14h às 17h – Estação Mercado, Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (plataforma de embarque, necessário pagamento de passagem unitária, de R$ 4,20 para acesso)
· 13/11, das 9h às 12h – Estação Mercado, Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (plataforma de embarque, necessário pagamento de passagem unitária, de R$ 4,20 para acesso)
· 19/11, das 14h às 17h – Estação Novo Hamburgo (área livre, acesso gratuito)
· 20/11, das 9h às 12h – Estação Novo Hamburgo (área livre, acesso gratuito)

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 495paginas_noticias_detalhes.php?amp%3Bcodigo_sitemap_pai=96&amp%3BsitemapPage=5&codigo_sitemap=5451&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000