Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB RECEBE PRÊMIO JACARANDÁ POR TRANSPORTE DE ESTUDANTES ATÉ A FEIRA DO LIVRO DA CAPITAL

TRENSURB RECEBE PRÊMIO JACARANDÁ POR TRANSPORTE DE ESTUDANTES ATÉ A FEIRA DO LIVRO DA CAPITAL

14.11.2019

Desde 2011, parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro já levou ao evento cerca de 7 mil alunos da rede pública.

Em cerimônia na noite de quarta-feira (13), a Trensurb recebeu o Prêmio Jacarandá na categoria Destaque Especial. Realizada por Câmara Rio-Grandense do Livro, Grupo Record e jornal Correio do Povo, a premiação destina-se aos destaques da Feira do Livro de Porto Alegre. Além de um reconhecimento para livreiros em diferentes categorias, o prêmio também é concedido a pessoas ou organizações que contribuam para o evento. A Trensurb foi agraciada em função do transporte gratuito de alunos da rede pública da Região Metropolitana de Porto Alegre até a Feira, realizado por meio do Programa Futuro Usuário – ação educativa que busca orientar jovens estudantes sobre o funcionamento e uso do metrô.
 
“É um orgulho para a Trensurb esse reconhecimento pela Câmara do Livro, uma parceria que fortalece os esforços de cada uma das instituições nesse trabalho de incentivar o acesso ao livro e à leitura”, afirma o diretor-presidente da empresa metroviária, David Borille. Coordenadora da área infantojuvenil da Feira do Livro, Sônia Zanchetta destaca a importância da iniciativa conjunta: “É essencial essa parceria”.
 
Desde 2011, a parceria entre a Trensurb e a Câmara Rio-Grandense do Livro já levou cerca de 7 mil jovens à Feira do Livro de Porto Alegre. Somente neste ano foram 260 estudantes transportados.
 
Incentivo à leitura
 
Além do transporte até a Feira do Livro, a Trensurb conta com outras iniciativas de incentivo à leitura. Desde dezembro de 2008, a empresa mantém, na plataforma de embarque da Estação Mercado, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, uma biblioteca com serviço de empréstimo gratuito de livros e área para exposições. Em março deste ano, o Espaço ganhou uma unidade adicional no saguão da Estação Novo Hamburgo. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta hoje com cerca de 8 mil exemplares.
 
Criado em 2015, com compartilhamento de livros em caixas customizadas em algumas estações, o projeto Livros Livres foi retomado em 2018 com a parceria do Banco de Livros, parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, da FIERGS. Em 2019, ganhou um novo formato, com ações regulares de distribuição de livros no interior de trens que partem das estações terminais do metrô.
 
Foto: Pedro Heinrich/Divulgação Câmara Rio-Grandense do Livro

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 496paginas_noticias_detalhes.php?amp%3Bcodigo_sitemap_pai=96&amp%3BsitemapPage=5&codigo_sitemap=5455&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000