Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB RETOMA PROJETO CULTURAL COM LIVE SOBRE IMPACTOS DA PANDEMIA NA LITERATURA

TRENSURB RETOMA PROJETO CULTURAL COM LIVE SOBRE IMPACTOS DA PANDEMIA NA LITERATURA

02.06.2020

Na sexta-feira (5), a partir das 16h30, bate-papo com Alcy Cheuiche, Armindo Trevisan e Élvio Vargas terá transmissão ao vivo por meio da página do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos no Facebook.

Nesta sexta-feira (5), a Trensurb, por meio do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT), retoma o projeto Estação Cultural. Lançado originalmente em 2018 e com novas atividades a partir de julho de 2019, o Estação Cultural promoveu ações regulares nas estações do metrô, como oficinas, apresentações musicais e cênicas. Agora, com a pandemia e o fechamento preventivo das unidades do EMLsT, o projeto chega às plataformas digitais. A primeira atividade dessa retomada será um bate-papo com transmissão ao vivo pelo Facebook a respeito do impacto da Covid-19 no acesso às bibliotecas e no mundo da literatura, a partir das 16h30 de sexta-feira. Os convidados serão três autores que são referência na literatura gaúcha: Alcy Cheuiche, Armindo Trevisan e Élvio Vargas.
 
“A iniciativa de promover essa discussão é, de certa forma, a retomada dos serviços do Espaço Multicultural e vai além do acesso ao livro, pois provoca uma reflexão importante para o mundo da cultura nesse novo momento social”, afirma o gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres. “Do mesmo modo, ter convidados tão importantes para o cenário cultural nos orgulha e nos honra nesse momento. Esperamos que as lives sejam canal de outros brilhantes encontros”, completa. Para acompanhar a live, basta acessar a página do evento ou a página do EMLsT no Facebook.
 
Os convidados
 
Alcy Cheuiche é reconhecido como um dos grandes escritores do Brasil, com obras traduzidas para espanhol, alemão, inglês e francês. Recebeu muitas distinções por sua atividade literária, entre elas as medalhas Simões Lopes Neto, Santos Dumont, Oswaldo Aranha e os prêmios literários Açorianos, Ilha de Laytano, RBS Rádio, Troféu Laçador, Troféu Guri. Em 2006, foi Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre. Em 2011, foi Patrono dos Festejos Farroupilhas. Além de muitas cidades do Brasil, realizou conferências em diversos outros países. É coautor, tradutor e orientador de oficinas de criação literária, a partir das quais foram publicados mais de 80 livros. É membro vitalício da Academia Rio-Grandense de Letras.
 
Armindo Trevisan é doutor em Filosofia pela Universidade de Friburgo, Suíça. Por duas vezes, foi bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Professor aposentado de História da Arte e Estética pela UFRGS, onde também ministrou aulas no curso de pós-graduação em Artes Visuais. Já recebeu o Prêmio Nacional de Poesia Gonçalves Dias e o Prêmio Nacional de Brasília, entre outras distinções. Em 2001, foi o patrono da Feira do Livro de Porto Alegre. Publicou dezenas de livros de poemas e ensaios, com obras traduzidas para várias línguas, especialmente alemão, italiano, espanhol e inglês.
 
Élvio Vargas é poeta, com quatro livros publicados e participação em mais de 50 livros, inclusive no exterior, com poemas traduzidos para inglês, espanhol, francês e alemão. Também foi organizador de diversas obras. Conquistou quatro prêmios literários, foi patrono (2007) e homenageado especial (2011) da Feira do Livro de Alegrete. É membro da Academia Rio-Grandense de Letras.
 
O Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos
 
As unidades do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô, permanecem fechadas por tempo indeterminado devido à pandemia. Enquanto isso, os associados e interessados em conhecer o trabalho da biblioteca da Trensurb podem seguir a página do EMLsT no Facebook, enviar mensagens, acompanhar os conteúdos publicados diariamente e solicitar a renovação de livros já retirados.
 
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, na plataforma de embarque da Estação Mercado, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos ganhou uma unidade adicional no saguão da Estação Novo Hamburgo em março de 2019. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com 9,5 mil exemplares (dos quais cerca de 2,3 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis gratuitamente para os mais de 7 mil associados.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 509paginas_noticias_detalhes.php?amp%3Bcodigo_sitemap_pai=96&amp%3BsitemapPage=5&codigo_sitemap=5594&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000