Home Página Inicial > Notícias > ESTAÇÃO NOVO HAMBURGO DA TRENSURB RECEBE INTERVENÇÃO DO LABORATÓRIO-ESCOLA DE ARTE POPULAR

ESTAÇÃO NOVO HAMBURGO DA TRENSURB RECEBE INTERVENÇÃO DO LABORATÓRIO-ESCOLA DE ARTE POPULAR

23.10.2019

Parte do projeto Estação Cultural, performance “Ensaios sobre a Saudade” leva artes cênicas ao ambiente do metrô e chama atenção para biblioteca da Trensurb.

Na próxima sexta-feira (25), a partir das 16h, a Estação Novo Hamburgo da Trensurb irá receber a intervenção artística Ensaios sobre a Saudade, do Coletivo de Artes Galegos & Frangalhos/Laboratório-Escola de Arte Popular. A atividade é parte do projeto Estação Cultural, que, regularmente, promove atividades artístico-culturais junto às unidades do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, biblioteca da Trensurb que funciona nas estações Mercado e Novo Hamburgo. O objetivo é promover o acesso à cultura para os usuários do metrô e chamar a atenção para os serviços do Espaço Multicultural. A programação conta com apresentações musicais, de dança, teatrais, saraus, oficinas, entre outras manifestações artísticas e culturais.
 
A performance trata das diversas formas da saudade. Nela, as estações de trem são usadas como uma metáfora da vida, das esperas, chegadas e despedidas. Essa será a quarta intervenção do grupo em estações do metrô desde agosto, a primeira na Estação Novo Hamburgo – as anteriores foram realizadas na Estação Mercado.
 
Oficina para escritores iniciantes
 
Nesta quinta-feira (24) e na seguinte (31), o projeto Estação Cultural também promove a realização da oficina A jornada do escritor iniciante, ministrada por duas autoras que lançaram seus primeiros livros em 2018. No dia 24, das 16h às 18h, a unidade Mercado do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos recebe o primeiro módulo, Como escrever e publicar um livro, com a escritora Camila Escobar. Ela dará dicas de como, finalmente, colocar no papel as ideias que surgem na cabeça de cada um. Já no dia 31, também das 16h às 18h, no mesmo local, a autora Selene Fagundes será responsável pelo segundo módulo: O processo criativo numa obra de não ficção. Selene irá falar sobre detalhes do processo criativo e a análise e pesquisa de memórias, fotos, cartas e afins. Durante as atividades da oficina, as autoras também irão apresentar seus livros: As Crônicas de Élpida – A Muralha, de Camila Escobar, e Famiglia e Outras Crônicas, de Selene Fagundes. O evento é gratuito, aberto ao público e tem vagas limitadas. As inscrições podem ser realizadas pelos telefones (51) 3363-8707 ou (51) 3363-8785 ou ainda pelos e-mails biblioteca.livros@trensurb.gov.br e biblioteca.livros.nh@trensurb.gov.br.
 
Biblioteca no metrô
 
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, na plataforma de embarque da Estação Mercado, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos ganhou uma unidade adicional no saguão da Estação Novo Hamburgo em março deste ano. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com cerca de 8 mil exemplares (dos quais 2,3 mil estão na unidade hamburguense). Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se gratuitamente, indo até uma das unidades e apresentando documento de identificação, CPF e comprovante de endereço. O horário de funcionamento de ambas as unidades é das 12h às 18h, nos dias úteis.
 
Foto: Wellington Marques/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 494paginas_noticias_detalhes.php?amp%3BlstAno=2014&amp%3BsitemapPage=3&codigo_sitemap=5438&codigo_sitemap_pai=96&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000