Home Página Inicial > Notícias > EM REUNIÃO COM GRANPAL, TRENSURB PROPÕE FLEXIBILIZAÇÃO DE HORÁRIOS DE TRABALHO

EM REUNIÃO COM GRANPAL, TRENSURB PROPÕE FLEXIBILIZAÇÃO DE HORÁRIOS DE TRABALHO

22.06.2020

Orientação presente nos protocolos de distanciamento controlado é importante para evitar aglomerações em ônibus e trens nos horários de pico.

Na tarde desta segunda-feira (22), o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto, reuniu-se por meio de videoconferência com representantes da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) para discutir questões relacionadas ao transporte público e à prevenção contra a propagação da Covid-19. Participaram da reunião a presidente da Associação e prefeita de Nova Santa Rita, Margarete Ferretti, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e o secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Rodrigo Tortoriello.
 
Na ocasião, a prefeita Margarete Ferretti apresentou as preocupações dos prefeitos da Granpal sobre os possíveis riscos de contágio no transporte público. Em sua explanação, o diretor-presidente da Trensurb destacou algumas das principais medidas de prevenção adotadas pela empresa, entre elas a limpeza com álcool nos trens e estações, realizada desde fevereiro e reforçada em março, com incremento de 26,67% no número de postos de trabalho. Também falou da priorização de uso dos trens acoplados (com oito carros ao invés dos quatro usuais), dos cuidados com os empregados, incluindo disponibilização de máscaras de proteção e álcool gel, e do fechamento da linha do aeromóvel que liga metrô e Aeroporto Salgado Filho, entre outras. Bisch Neto avaliou que a ação das prefeituras na flexibilização dos horários de entrada e saída do trabalho por parte dos empregadores, parte dos protocolos de distanciamento controlado, seria muito relevante. “Essa é uma definição tipicamente das prefeituras e, com isso, teremos resultado positivo para achatar a curva [de demanda] no horário do pico e evitar aglomerações no transporte público”, afirmou o diretor-presidente.
 
Os participantes da reunião elogiaram as medidas da Trensurb, mas demonstraram preocupação quanto ao crescimento da demanda no transporte público e ao uso de máscaras por parte da população. O prefeito Ary Vanazzi propôs também a testagem de temperatura de usuários do transporte público. O secretário Rodrigo Tortoriello, por sua vez, falou da necessidade de adoção de um protocolo comum aos diversos sistemas de transporte urbanos em cada município e também ao transporte metropolitano, especialmente no que diz respeito à lotação máxima que deve ser observada nos veículos. Em resposta às preocupações dos demais participantes, o diretor-presidente Pedro Bisch Neto informou que a adesão do público usuário do metrô ao uso de máscaras tem sido generalizada e reafirmou a importância de flexibilização dos horários de entrada e saída de trabalhadores para garantir condições de distanciamento seguro no transporte público. Ele também afirmou que a Trensurb está de acordo com a realização das medições de temperatura dos usuários – que seriam feitas por equipes dos municípios, nas áreas externas das estações do metrô.
 
As proposições feitas na reunião devem ser discutidas de forma mais aprofundada com representantes dos demais municípios integrantes da Granpal e também com a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).
 
Foto: Amanda Barros/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?amp%3BlstAno=2015&amp%3BsitemapPage=2&lstAno=2018&codigo_sitemap=5612&codigo_sitemap_pai=96&sitemapPage=212345de 512paginas_noticias_detalhes.php?amp%3BlstAno=2015&amp%3BsitemapPage=2&lstAno=2018&codigo_sitemap=5612&codigo_sitemap_pai=96&sitemapPage=4

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000