Home Página Inicial > Notícias > ESTUDANTES DE SÃO LEOPOLDO PARTICIPAM DE MEDIAÇÃO DE HISTÓRIAS E CONHECEM NOVA BIBLIOTECA DA TRENSURB EM NOVO HAMBURGO

ESTUDANTES DE SÃO LEOPOLDO PARTICIPAM DE MEDIAÇÃO DE HISTÓRIAS E CONHECEM NOVA BIBLIOTECA DA TRENSURB EM NOVO HAMBURGO

28.03.2019

Atividade na Estação Novo Hamburgo do metrô ocorreu na manhã desta quinta-feira (28) e contou com a participação de estudantes da EEMEF Padre Orestes João Stragliotto.

Na manhã desta quinta-feira (28), a Estação Novo Hamburgo da Trensurb recebeu um grupo de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Orestes João Stragliotto, de São Leopoldo, para uma atividade de mediação de histórias. Promovida pela Trensurb em parceria com o projeto Redes de Leitura – Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre, a ação fez parte da programação especial da semana de inauguração da nova unidade do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT) na Estação Novo Hamburgo. Após participarem da mediação, os estudantes conheceram a unidade do EMLsT, biblioteca inaugurada na última terça-feira.
 
Professora da Escola Padre Orestes, Maira Machado se interessou pela nova biblioteca e destacou a importância de apresentar o espaço aos alunos: “É sempre válido sair com os alunos da escola, para eles terem uma nova visão do mundo. A hora do conto foi bem legal, mas o mais válido foi conhecermos a biblioteca e eles saberem que podem acessá-la de forma gratuita”. O estudante William Davi Georg, por sua vez, declarou: “Achei legal andar de trem e ver que tem bastante livros legais na biblioteca”.
 
A nova unidade do EMLsT no saguão da Estação Novo Hamburgo foi inaugurada na terça-feira (26) e ao longo da semana a estação recebe diversas atividades culturais. Amanhã (29), às 15h, acontece uma blitz literária, com distribuição de livros aos usuários.
 
Livros sobre Trilhos: agora também em Novo Hamburgo
 
Com a inauguração do EMLsT em Novo Hamburgo, a biblioteca da Trensurb amplia o alcance das ações culturais e de democratização da leitura, chegando à outra estação terminal do metrô – a unidade original fica na plataforma de embarque da Estação Mercado. No espaço entre Mercado e Novo Hamburgo, o projeto Livros Livres contribui também com o acesso à leitura por meio de caixas de compartilhamento de livros disponíveis nas estações Mathias Velho, Esteio, Sapucaia e São Leopoldo, além da própria Estação Novo Hamburgo.
 
Ampliado somente por meio de doações, o acervo do Espaço Multicultural conta com 7,4 mil exemplares de diversos gêneros, dos quais cerca de 600 estão disponíveis na nova unidade em Novo Hamburgo. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se gratuitamente ao EMLsT, indo até uma das unidades e apresentando documento de identificação, CPF (que pode ser comprovado por meio da própria carteira de identidade ou outro documento oficial) e comprovante de endereço. Quem já se associou na unidade da Estação Mercado não precisa fazer um novo cadastro para utilizar o serviço na Estação Novo Hamburgo.
 
Caso o sócio queira retirar um livro disponível somente na outra unidade, em até 48 horas esse livro poderá ser encaminhado à unidade solicitada. Outra facilidade é a possibilidade de fazer a retirada em uma unidade e a devolução em outra. Assim como na unidade da Estação Mercado, o horário de funcionamento do EMLsT Novo Hamburgo, é das 10h às 18h.
 
Foto: Gabrielli Zanfran/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?amp%3BsitemapPage=2&codigo_sitemap=5308&sitemapPage=112345de 494paginas_noticias_detalhes.php?amp%3BsitemapPage=2&codigo_sitemap=5308&sitemapPage=3

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000