Home Página Inicial > Notícias > OUTUBRO ROSA: ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM AÇÕES DE COMBATE AO CÂNCER DE MAMA

OUTUBRO ROSA: ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM AÇÕES DE COMBATE AO CÂNCER DE MAMA

22.10.2019

Nesta terça-feira (22), estudantes de curso técnico de enfermagem estiveram nas estações Mercado, Canoas e Mathias Velho em uma atividade de conscientização.

Nesta terça-feira (22), a Trensurb recebeu uma ação do Outubro Rosa - movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama – promovida em parceria com a Escola Técnica Cecília Meireles. Das 10h às 13h, professores e estudantes do curso técnico em enfermagem da instituição estiveram nas estações Mercado, Canoas e Mathias Velho realizando distribuição de material gráfico com dicas sobre a realização do autoexame. Na Estação Mercado, eles também realizaram a aferição de pressão arterial dos usuários do metrô.
 
Coordenadora adjunta do curso de enfermagem, Tânia de Oliveira, agradeceu o apoio da Trensurb: “A coordenação do curso sempre está optando por locais bem movimentados, para abranger mais pessoas e levar mais informações a elas. E como as estações da Trensurb têm um grande fluxo, são locais ideais para essa ação do Outubro Rosa. Entramos em contato e a empresa abraçou a ideia”.
 
Usuária do metrô, Rosângela de Oliveira, 48, participou da ação e teve sua pressão aferida na Estação Mercado: “Estou achando muito interessante essa atividade, está conscientizando as mulheres a fazer o autoexame preventivo. Deixei de fazer por dois anos e tive alguns cistos benignos. Então é bem legal essa ação nas estações”.
 
Coordenadora do curso de enfermagem da Escola Cecília Meireles, Rosana de Gois, afirma: “É importante essa ação com a comunidade para os alunos do curso técnico, visamos à abordagem junto aos passageiros, colocando em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula. Esse contato faz parte da formação do profissional da enfermagem”. Rosana completa ainda afirmando que a oportunidade de unir a ação do Outubro Rosa e o contato com os passageiros da Trensurb foi muito boa para os alunos.
 
“Cabelaço” em São Leopoldo e ação para o público interno
 
Na quinta-feira (24), entre 14h e 18h, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de São Leopoldo promove a ação “Cabelaço” na Estação São Leopoldo do metrô, oferecendo cortes de cabelo gratuito para a arrecadação de mechas que serão doadas ao Instituto da Mama do Rio Grande do Sul e utilizadas na confecção de perucas para mulheres com câncer.
 
A Trensurb também irá promover uma atividade para seu público interno, na manhã do dia 28, na sede da empresa. Uma roda de conversa trará mulheres engajadas na luta contra o câncer de mama e no trabalho em prol da autoestima de pacientes da doença. Irão participar da ação Márcia Brasil – fundadora da ONG Amigas do Peito/RS, primeira ONG do Brasil especializada em micropigmentação paramédica – e Aline Ribeiro – idealizadora do projeto Reviva em Cores, que promove oficinas de automaquiagem para mulheres em tratamento oncológico.
 
Foto: Angelo Pieretti/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?amp%3BsitemapPage=2&codigo_sitemap=5437&sitemapPage=112345de 495paginas_noticias_detalhes.php?amp%3BsitemapPage=2&codigo_sitemap=5437&sitemapPage=3

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000