Home Página Inicial > Notícias > ESTAÇÃO CULTURAL: TRENSURB REALIZA PRIMEIRO MÓDULO DE OFICINA PARA ESCRITORES INICIANTES

ESTAÇÃO CULTURAL: TRENSURB REALIZA PRIMEIRO MÓDULO DE OFICINA PARA ESCRITORES INICIANTES

24.10.2019

Com base em suas experiências, escritora Camila Escobar deu dicas sobre como escrever e publicar um livro. Ainda há vagas para o próximo módulo, sobre o processo criativo numa obra de não ficção, com Selene Fagundes.

Na tarde desta quinta-feira (24), a Trensurb, por meio do projeto Estação Cultural, promoveu o primeiro módulo da oficina A jornada do escritor iniciante, ministrado pela autora Camila Escobar. Durante a atividade, realizada na unidade Mercado do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, Camila deu dicas sobre como colocar no papel as ideias que surgem na cabeça de cada um. Ela também apresentou seu livro, As Crônicas de Élpida – A Muralha, lançado em 2018, e seu processo de escrita e publicação. A autora afirma que preparou sua fala – já apresentada em escolas e outros locais – com base na própria experiência. “Quando eu quis [publicar um livro], eu não tinha ninguém para me dar uma base, um suporte”, afirma.
 
Morador de Canoas e usuário frequente do trem, Flávio Porto viu um cartaz sobre a oficina na Estação Unisinos e resolveu participar. Ele afirma escrever poesias e divulgá-las por meio das redes sociais. Publicar seus escritos em um livro um dia é um sonho para ele. “Eu vim aqui para buscar informações, buscar um caminho”, declara.
 
Uma participante da oficina que pediu para não ser identificada afirmou que “o encontro foi além da expectativa: mostrou os caminhos”. Segundo ela, publicar um livro “parece um bicho de sete cabeças para quem não sabe”, porém, conforme sua avaliação, a oficineira foi capaz de mostrar, com base em suas experiências pessoais, como o processo pode ser simples.
 
Inscrições abertas para o segundo módulo
 
O segundo módulo da oficina acontece na próxima quinta-feira (31), das 16h às 18h, também no Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, na Estação Mercado da Trensurb. Na ocasião, a autora Selene Fagundes apresentará o processo criativo numa obra de não ficção, falando sobre detalhes desse processo e da análise e pesquisa de memórias, fotos, cartas e similares. Também irá apresentar seu livro Famiglia e Outras Crônicas, lançado no ano passado. O evento é gratuito, aberto ao público e ainda há vagas. Não é necessário ter participado do primeiro módulo para poder participar do segundo. As inscrições podem ser realizadas pelos telefones (51) 3363-8707 ou (51) 3363-8785 ou ainda pelos e-mails biblioteca.livros@trensurb.gov.br e biblioteca.livros.nh@trensurb.gov.br.
 
As oficineiras
 
Natural de Porto Alegre, Camila Escobar, 25 anos, morou muito tempo no interior do Rio Grande do Sul e foi lá, debaixo de uma grande árvore e com uma bela sombra, que a paixão pela literatura começou. A trilogia As Crônicas de Élpida vem com essa vontade de realizar sonhos. Voltada para o público juvenil, é uma história de resiliência, amizade, amor e com um toque sutil de humor – elementos que a autora leva consigo para sua vida. Pelo seu envolvimento com a divulgação da literatura e pelo engajamento em palestras para jovens e adultos sobre como escrever e publicar um livro, foi convidada pela Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, seccional Garopaba, para fazer parte da instituição.
 
Selene Fagundes é relações-públicas, ex-presidente do conselho profissional regional e ex-professora da Unisinos e da UFRGS. Por dois anos, participou de uma oficina literária e, atualmente, cursa pós-graduação em Psicologia Positiva. Em Famiglia e Outras Crônicas, ela traz uma coleção de histórias sobre três gerações do lado feminino de sua família, revelando suas semelhanças e diferenças.
 
Cultura e literatura no metrô
 
A oficina é uma atividade do projeto Estação Cultural, que, regularmente, promove atividades artístico-culturais nas unidades do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, biblioteca da Trensurb que funciona nas estações Mercado e Novo Hamburgo. O objetivo do projeto é promover o acesso à cultura para os usuários do metrô e chamar a atenção para os serviços do Espaço Multicultural. A programação conta com apresentações musicais, de dança, teatrais, saraus, oficinas, entre outras manifestações artísticas e culturais.
 
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, na plataforma de embarque da Estação Mercado, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos ganhou uma unidade adicional no saguão da Estação Novo Hamburgo em março deste ano. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com cerca de 8 mil exemplares (dos quais 2,3 mil estão na unidade hamburguense). Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se gratuitamente, indo até uma das unidades e apresentando documento de identificação, CPF e comprovante de endereço. O horário de funcionamento de ambas as unidades é das 12h às 18h, nos dias úteis.
 
Foto: Jânio Ayres/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 494paginas_noticias_detalhes.php?amp%3BsitemapPage=4&codigo_sitemap_pai=96&codigo_sitemap=5442&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000