Home Página Inicial > Notícias > ESTAÇÃO CULTURAL APRESENTA SHOW DE ROCK NA ESTAÇÃO MERCADO DA TRENSURB

ESTAÇÃO CULTURAL APRESENTA SHOW DE ROCK NA ESTAÇÃO MERCADO DA TRENSURB

26.07.2019

Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, na plataforma da estação, recebeu apresentação de Buster Hammton na tarde desta sexta-feira (26). Projeto trará atrações mensais às Estações Mercado e Novo Hamburgo.

Nesta sexta-feira (26), a unidade do Espaço Multicultural Livro sobre trilhos (EMLsT) na Estação Mercado da Trensurb recebeu a apresentação de Buster Hammton, nome artístico do músico Vinícius Cerutti. A ação é parte do projeto Estação Cultural, lançado em 2018 pela Trensurb. Com dedilhados no violão e melodias de sua própria autoria, o artista atraiu olhares curiosos e admirados de usuários do metrô, que o aplaudiam antes de seguir seus caminhos ao embarcar no trem.
 
Vinícius sempre gostou de música. Desde cedo, gostava de ouvir um rock no carro com seu pai e na companhia de sua avó materna, que tinha uma coleção de discos de vinil e costumava sentar-se no sofá da sala para ouvir MPB. Sempre foi óbvio ao jovem que ele seguiria, através das melodias suaves da MPB, as batidas intensas do rock. “Comecei a ter aula de música aos dez anos. Minha mãe me colocou na aula de canto, flauta e piano”, conta o músico. Segundo ele, a partir dali, os projetos musicais não pararam e a arte acabou por se tornar instrumento de criação e inspiração através das canções autorais que começou a transcrever no papel para que, feita poesia, nascesse a melodia.
 
Nalu Cerutti, mãe de Vinícius e admiradora de seu trabalho, afirma o quão importante é para ela que o filho siga na profissão: “Para mim, eu cumpri a minha função na terra, pois a arte cura a alma”, diz a instrumentadora cirúrgica. Ela acredita que o trabalho do filho, assim como outras iniciativas culturais, pode curar pessoas ao trazer bons sentimentos a elas.
 
Com 20 anos de idade, Vinícius já participou de duas bandas, chamadas Deathchamber e Xá de BB. Ambas sempre tiveram um foco autoral. Vagner Hipólito, amigo do músico e ex-companheiro de banda, destaca a importância de se ter ações culturais como a proporcionada pela Trensurb: “É uma oportunidade para o artista, entretenimento para as pessoas e, na realidade, quem está aqui está tendo a oportunidade de ouvir músicas que nunca ouviu”.
 
Usuário do trem, o aposentado Sidney Pereira ficou admirado e emocionado ao assistir o show de Buster Hammton. “A música é fundamental e iniciativas como essa tem que ter mais”, afirma ele. A música toca as pessoas e essa iniciativa da Trensurb é nota dez”, completa.
 
No próximo mês, o Estação Cultural irá receber o Coletivo de Artes Galegos & Frangalhos, que realizará intervenções cênicas na unidade Mercado do EMLsT. A atividade está marcada para 30 de agosto. O projeto contará com atividades na última sexta-feira de cada mês nas unidades do Espaço Multicultural, localizadas nas estações Mercado e Novo Hamburgo. O objetivo é promover o acesso à cultura para os usuários do metrô e chamar a atenção para os serviços da biblioteca da Trensurb. Na programação, estarão apresentações musicais, de dança, esquetes teatrais, saraus, oficinas, entre outras manifestações artísticas e culturais.
 
Biblioteca no metrô
 
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, na plataforma de embarque da Estação Mercado, o EMLsT ganhou uma nova unidade no saguão da Estação Novo Hamburgo no mês de março. Ampliado somente por meio de doações, o acervo do Espaço conta com cerca de 8 mil exemplares (dos quais 2,3 mil estão na unidade hamburguense). Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se gratuitamente, indo até uma das unidades e apresentando documento de identificação, CPF e comprovante de endereço. Quem já se associou na unidade da Estação Mercado não precisa fazer um novo cadastro para utilizar o serviço na Estação Novo Hamburgo. O horário de funcionamento de ambas as unidades é das 12h às 18h.
 
Foto: Luana de Oliveira/Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?amp%3BsitemapPage=4&codigo_sitemap=5381&sitemapPage=212345de 492paginas_noticias_detalhes.php?amp%3BsitemapPage=4&codigo_sitemap=5381&sitemapPage=4

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000