Home Página Inicial > Notícias > CÂMARA DEBATE O PLANO INTEGRADO DE TRANSPORTE E MOBILIDADE URBANA DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE

CÂMARA DEBATE O PLANO INTEGRADO DE TRANSPORTE E MOBILIDADE URBANA DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE

07.12.2007

Apresentação do planejamento foi feita pelo Grupo Executivo de Integração (GEI) formado por técnicos que representam os três níveis de governo: Trensurb (Ministério das Cidades), Metroplan (Governo do Estado) e EPTC (Prefeitura de Porto Alegre).

Com a presença do secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiz Carlos Bueno, e da deputada federal Maria do Rosário (PT), representando a bancada gaúcha no Congresso Nacional, a Câmara Municipal de Porto Alegre debateu hoje, sexta-feria, 7, pela manhã, o Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), que está sendo concluído até o final deste ano pelo Grupo Executivo de Integração (GEI). A iniciativa do gabinete do vereador Adeli Sell (PT) contou também com a participação do diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, e do superintendente de Desenvolvimento e Expansão da empresa, Humberto Kasper, além dos vereadores Guilherme Barbosa (PT) e Sebastião Mello (PMDB) e representações de entidades da sociedade civil. A apresentação do Plano foi feita pelo coordenador do GEI, arquiteto Severino Feitoza Filho. O GEI é composto por técnicos dos três níveis de governo, EPTC (Prefeitura de Porto Alegre), Metroplan (Governo do Estado) e Trensurb (Ministério das Cidades).

O planejamento, cujos estudos iniciaram em 2003, prevê a racionalização da rede de transportes da RMPA, com a criação de novos corredores estruturais de ônibus em Porto Alegre e na região, e a construção da Linha 2 do Metrô pela Trensurb. "Com a inclusão de emenda com recursos para as obras no Plano Plurianual do Governo Federal (2008-2011), se torna premente a discussão dos projetos do município e, em especial, a sua integração com o Metrô, pois são projetos que vão definir o futuro da Mobilidade Urbana e da defesa do meio ambiente para a Região Metropolitana", afirma Humberto Kasper.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 488paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=1236&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000