Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB FORMA 1ª TURMA DO PROGRAMA DE ELEVAÇÃO DE ESCOLARIDADE PARA ADULTOS

TRENSURB FORMA 1ª TURMA DO PROGRAMA DE ELEVAÇÃO DE ESCOLARIDADE PARA ADULTOS

17.12.2007

A Trensurb, em parceria com o Sistema Sesi-Fiergs, realizou cerimônia de formatura da 1ª turma do Programa Elevação de Escolaridade para Adultos da empresa, com a presença de diretores, convidados e parentes dos alunos. Um grupo de 27 empregados recebeu o diploma nesta segunda-feira, 17, no auditório do prédio administrativo da empresa.

O diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Prates Cunha, mentor do projeto e paraninfo desta primeira turma, ressaltou a importância de dar continuidade nos estudos, principalmente dos formandos e familiares."Sonho que se sonha só é só um sonho e sonho que se sonha junto é uma realidade", disse emocionado parafraseando Raul Seixas. O presidente também lembrou que esse projeto "além de ser uma nova oportunidade, é recuperar tempos difíceis que passamos, é a vontade de crescer, desenvolvendo o lado humano e profissional, e devolver a auto-estima.

Segundo a chefe do Setor de Treinamento, Teresinha Silveira, "mais do que proporcionar com esta ação o desenvolvimento humano e profissional, a Trensurb reafirma seu compromisso social e seus valores, entre eles a valorização do quadro de empregados e a ética nas relações".

"Depois de muito tempo parado, voltar a estudar foi um desafio, se para empresa é um objetivo, para nós formandos é um sonho conquistado com muito suor e luta", contou o orador da turma e assistente de operação da Trensurb, Paulo da Silva Maria. Ele disse, ainda, que sua família e seus companheiros de trabalho foram seus maiores incentivadores nessa luta. "Não se caminha sozinho numa estrada dessas e todos, nossas famílias, colegas de trabalho e amigos, estiveram sempre ao nosso lado".

A coordenadora educacional do SESI de Porto Alegre, Maria Margareth Santos de Abreu, fez todo acompanhamento pedagógico com os estudantes, segundo ela essa parceria deu a oportunidade crescimento profissional e social para os formandos. Ela acredita que "os maiores incentivadores foram eles próprios ,juntamente de suas famílias, o interesse de crescer foi tanto, que alguns alunos inscreveram-se no vestibular para ingressar na universidade", afirmou Margareth.

Elaine Gamas Barcelos esposa de Raul Luis Barcelos, contou que esse projeto teve muita relevância, "pois o Raul teve a oportunidade de avançar, foi o momento em que ele pode mostrar o seu potencial". Já Vanderlei Couto, há 23 anos na Trensurb, conta que a iniciativa da Trensurb, é de grande importância para os formandos, pois eles tiveram a  oportunidade de qualificar seus estudos e conhecimentos, buscando novos caminhos".

O Programa Elevação de Escolaridade para Adultos começou a ser discutido na empresa em 2005 e foi implantado em abril de 2007, para os funcionários da Trensurb que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino médio e fundamental, permitindo aos empregados a conclusão dos cursos incompletos e o alinhamento do histórico escolar.

As aulas foram realizadas na Travessa Francisco Leonardo Truda, próximo da Estação Mercado, com a opção de turnos, quatro vezes por semana e com três horas diárias. O Setre constatou que aproximadamente 200 empregados da Trensurb não tinham concluído o ensino médio e fundamental. Segundo Teresinha de Jesus, "para ingressar nas aulas, foi feito um processo de seleção, onde constatou-se a disponibilidade do aluno, em relação à sua família e o seu trabalho".

A aula inaugural do Programa foi realizada no auditório da Trensurb, no dia 9 de abril de 2007, ministrada pela presidente e coordenadora de pesquisa do Grupo de Estudos Sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação - em Porto Alegre (GEEMPA), educadora e doutora em psicologia da Inteligência pela Universidade de Paris, Esther Pillar Grossi, reconhecida no País e internacionalmente.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 494paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=1243&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000