Home Página Inicial > Notícias > FEIRA DE NATAL COMEÇOU HOJE NAS ESTAÇÕES DA TRENSURB

FEIRA DE NATAL COMEÇOU HOJE NAS ESTAÇÕES DA TRENSURB

03.12.2008

A Feira de Natal da Trensurb contará com a participação de micros e pequenos empresários e artesãos e com os ex-alunos do Projeto Fuxicando na Comunidade. As atividades começaram nesta quarta-feira, 3, e vão até 26 de dezembro.



A Feira de Natal da Trensurb contará com a participação de micros e pequenos empresários e artesãos e com os ex-alunos do Projeto Fuxicando na Comunidade. As atividades começaram nesta quarta-feira, 3, e vão até 26 de dezembro.

A Feira de Natal da Trensurb começou nesta quarta-feira, 3, nas estações Rodoviária, São Pedro, Farrapos/IPA, Aeroporto, Anchieta, Niterói/UniRitter, Canoas/La Salle, Mathias Velho, São Luís/Ulbra, Esteio, Sapucaia, Unisinos, com venda de produtos artesanais e industrializados em 57 pontos. Na Estação São Leopoldo acontece também a Feira do Projeto Fuxicando na Comunidade da Trensurb. A seleção dos expositores foi realizada por ordem de chegada ao local de inscrição, somente com a restrição de que eles deveriam comprovar que são pequenos e micro empresários ou artesãos. As atividades terminam em 26 de dezembro, e os vendedores estarão lá a partir das 10h até, em média, 20h, o horário podendo ser adiantado ou adiado, de acordo com cada expositor.

Outro evento que acontecerá dentro das atividades natalinas é a Feira de Natal do Projeto Fuxicando na Comunidade, que também começou nesta quarta-feira, 3. Ela terá a participação das comunidades de Novo Hamburgo e São Leopoldo que freqüentaram os dois cursos já feitos pelo Projeto. Até 24 de dezembro, das 9h às 20h, os ex-alunos, que se formaram como monitores, irão expor e vender em banca na Estação São Leopoldo, o que criaram durante os três meses de aulas. O curso é coordenado pelo Setor de Relações Comunitárias (Serel) da Trensurb. A responsável pelo setor, Maria Christina Pinto, explica que "as aulas são dadas com retalhos de roupas inservíveis doadas durante a Campanha do Agasalho, que são lavados e reaproveitados".

O fuxico, também conhecido como patchwork, tem sua criação associada à cultura africana dos escravos que vieram para o Brasil, além da própria diversidade cultural existente em nosso País. Esse tipo de artesanato se constitui em um pequeno círculo com suas extremidades costuradas e franzidas, que podem ser usados na confecção de pequenos enfeites e adereços, ou de grandes peças, como colchas e cobertores, e, hoje, com a customização feita em roupas, passou a ser ainda mais valorizado. Maria Christina disse que "a intenção desse tipo de ensinamento é promover uma atividade auto-sustentável às comunidades de famílias de baixa-renda que estão próximas das estações da Trensurb, proporcionando uma nova fonte de trabalho e renda".

Fotos: Emílio Martins, da Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 494paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=1670&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000