Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB INVESTE NA QUALIFICAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

TRENSURB INVESTE NA QUALIFICAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

05.12.2008

Novos funcionários recebem informações técnicas, dentro do Programa de Repasse de Conhecimento, sobre sistemas elétricos, freios e registros de eventos nos trens.



Novos funcionários recebem informações técnicas, dentro do Programa de Repasse de Conhecimento, sobre sistemas elétricos, freios e registros de eventos nos trens.


A Trensurb realiza até o próximo dia 19, no período da manhã, o Curso de Sistemas Embarcados do Trem Unidade Elétrica (TUE), que está inserido no Programa de Repasse de Conhecimento. Ao todo, serão 26 novos funcionários do Setor de Manutenção Leve (Semle), e do Setor de Oficinas (Seofi), que terão aprendizado sobre Sistemas Elétricos e Eletrônicos, Freio Micro-Processado e Equipamento Registrador de Eventos (Tras1000) dos trens. O diretor de Operações da Trensurb, Paulo Renato Amaral, participou da aula desta sexta-feira, 5, e afirmou que "este curso vai trazer conhecimentos importantíssimos para os profissionais da empresa, e, de alguma forma, chega a ser uma especialização. Agora nossa empresa está num momento muito bom, pois estamos buscando a modernização de toda a nossa frota".

O curso é ministrado pelo técnico em Eletrônica do Setor de Oficinas (Seofi), Josué Antonio Barreto, que destaca a necessidade de se transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos para os funcionários que estão a menos tempo na empresa. "Sou um dos técnicos responsáveis no repasse de conhecimento para os novos funcionários. Este é um complemento indispensável aos profissionais que trabalham diretamente na área técnica". Barreto destacou que, com a modernização que está acontecendo, "é possível que até mesmo um laptop seja ligado para a observação do funcionamento dos freios, para corrigir possíveis falhas".

O equipamento que anteriormente era usado para registrar todas os eventos técnicos do trem, como um tacógrafo, era o Hasley RT9, e agora, com a substituição, está sendo usado o Tras1000, mais moderno e com um funcionamento mais abrangente. Toda essa melhoria resulta em maior controle do que está ocorrendo no trem, bem como a maior facilidade de manutenção.

Os 26 funcionários que realizam o curso estão divididos em três turmas, duas de nove e uma de oito alunos, para facilitar o aprendizado.

Foto: Rodrigo Brandão, da Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 494paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=1673&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000