Home Página Inicial > Notícias > SAMBA E POP ROCK NO ARTE NOS TRILHOS DA TRENSURB

SAMBA E POP ROCK NO ARTE NOS TRILHOS DA TRENSURB

23.12.2008

A cultura continua encantando usuários do metrô. Nesta segunda-feira, 22, o Projeto Arte nos Trilhos da Trensurb, apresentou o samba de roda do Instituto Brasilidades na Estação Mercado e o pop rock irreverente da banda Filodox, na Estação Canoas/La Salle. O público cantou junto em uma interação que só a música brasileira propícia.

A cultura continua encantando usuários do metrô. Nesta segunda-feira, 22, o Projeto Arte nos Trilhos da Trensurb, apresentou o samba de roda do Instituto Brasilidades na Estação Mercado e o pop rock irreverente da banda Filodox, na Estação Canoas/La Salle. O público cantou junto em uma interação que só a música brasileira propicia.

A batida do samba na Estação Mercado atraiu a curiosidade dos usuários do metrô. Antigas composições e um batuque que saiu dos guetos para invadir o cotidiano da população. Esse é o espírito do Instituto Brasilidade, que há dois anos vem desenvolvendo projetos sociais em busca de uma afirmação da cultura popular. Um dos integrantes do grupo, Eduardo Lopes, contou a proposta, "Costumamos dizer que somos um grande guarda-chuva cultural, por promover a cultura popular, seja através de projetos próprios, seja apoiando outras entidades que querem um espaço para apresentar seu trabalho", explica.

Atuações em espaços públicos, como na estação Mercado, não são novidade para o grupo de cinco músicos, "Atuamos gratuitamente, em espaços públicos, para integrar essas pessoas com arte pela rua, pelas calçadas", disse. Locais como Mercado Público e a Praça XV na capital servem de palco para a equipe, além das ruas do bairro Cidade Baixa, onde costumam convidar os transeuntes e freqüentadores de bares para um pouco do bom e velho samba brasileiro.

A diversidade cultural é um dos grandes trunfos do Arte nos Trilhos. Em Canoas, o ritmo era outro, um pop rock vindo das guitarras dos jovens e animados músicos da banda Filodox. O show contou com apresentação de composições próprias e de nomes conhecidos do cenário musical nacional, como Mamonas Assassinas e NXZero.

Na próxima semana, dia 29, o Arte nos Trilhos 2008 encerra a temporada de espetáculos com duas atrações: Família Palhaço na Estação Mercado às 16h e Cláudia Quadros na Estação Sapucaia às 18h.

O Projeto Arte nos Trilhos foi criado em 2000 e até 2003 promoveu 1.364 espetáculos, sendo 739 musicais, 190 de teatro e 435 de dança. O objetivo é proporcionar oportunidade tanto para jovens talentos, quanto para artistas já consagrados. Este ano, convênio para a realização do projeto é com a Caixa Econômica Federal (Caixa).

Fotos: Fernanda Nascimento

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 490paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=1694&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000