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Governo Federal libera R$ 26, 18 milhões para obra do metrô em Novo Hamburgo

24.12.2008

Para o diretor-presidente da Trensurb Marco Arildo Cunha, “é um verdadeiro presente de Natal do governo Lula para a comunidade de Novo Hamburgo, que tanto lutou pela chegada do metrô na região”.

A direção da Trensurb recebeu nesta tarde, 24, a liberação dos R$ 26,18 milhões pelo Governo Federal para as obras de expansão da Linha 1 do metrô para Novo Hamburgo. O investimento constava da Lei Orçamentária de 2008, em função da proposta de emenda da bancada gaúcha.
Para o diretor-presidente da Trensurb Marco Arildo Cunha, “é um verdadeiro presente de Natal do governo Lula para a comunidade de Novo Hamburgo, que tanto lutou pela chegada do metrô na região”. Com esse investimento a Trensurb deverá concluir o projeto executivo, implantar o canteiro de obras e dar início aos serviços.

Dados Gerais da obra de Extensão a Novo Hamburgo

Extensão: 9,3 km em elevado.
Número de Estações: 04 (uma em São Leopoldo, três em Novo Hamburgo), com Acessibilidade Universal.
Tempo Total Estimado do Percurso (estação Mercado até estação Novo Hamburgo): 55 minutos.

Informações Gerais

Investimento: R$ 652 milhões (Referência: Jan/2008), recursos do Governo Federal.
Tempo Estimado para Implantação: quatro anos.
Demanda Prevista a ser Agregada aos Sistemas: 30 mil novos usuários dia.
Construção de uma Ponte Rodoviária sobre o Rio dos Sinos, ao longo do prolongamento da avenida Mauá, em São Leopoldo.
Urbanização completa sob o elevado metroviário, incluindo a construção de ciclovia, quadras poliesportivas, áreas de lazer e recreação, estacionamentos, etc.
Contratação direta de 1.200 trabalhadores para execução da obra, e outros 3000 empregos indiretos.
Transferência de 160 famílias que vivem, de maneira irregular, na área de implantação da linha.
Execução das Obras: Consórcio Nova Via, (empresa Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez, Toniolo/Busnello, Bombardier, Baulfor Beatty e T´Trans).

Principais Benefícios

Tarifa de transporte público mais barata da Região Metropolitana de Porto Alegre
Diminuição do tráfego de automóveis e ônibus na BR-116 gerando menos acidentes e menor poluição do ar.
Constituição do Terminal Integrado Regional junto à Estação Fenac.
Integração tarifária com mais de 280 linhas de ônibus da Região Metropolitana de Porto Alegre, através de Bilhetagem Eletrônica.
Reurbanização dos entornos das estações (obras de drenagem pluvial, saneamento, pavimentação de ruas e calçadas, etc).
Melhoria da infra-estrutura de transporte público da Região Metropolitana de Porto Alegre para a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

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