Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB APRESENTA RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL 2008 AOS EMPREGADOS E USUÁRIOS

TRENSURB APRESENTA RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL 2008 AOS EMPREGADOS E USUÁRIOS

27.11.2009

Dentro das diretrizes de Responsabilidade Socioambiental é destaque a redução de 2.908 toneladas de dióxido de carbono, 189 toneladas de óxido de nitrogênio e 5,66 toneladas de óxido de enxofre, todos agentes poluidores que deixaram de ser lançados na atmosfera. Além disso, 934,5 mil viagens de ônibus deixaram de ser realizadas.

Dentro das diretrizes de Responsabilidade Socioambiental é destaque a redução de 2.908 toneladas de dióxido de carbono, 189 toneladas de óxido de nitrogênio e 5,66 toneladas de óxido de enxofre, todos agentes poluidores que deixaram de ser lançados na atmosfera. Além disso, 934,5 mil viagens de ônibus deixaram de ser realizadas, evitando a emissão de 9,57 milhões de litros de óleo diesel

PARA ACESSAR AS FOTOS EM ALTA RESOLUÇÃO
Link: ftp://200.169.19.24/ftpdownloads
Pasta: Imagens em alta resolução Trensurb/Relatório Socioambiental 2008

Com a presença de usuários e empregados a direção da Trensurb apresentou o Relatório Socioambiental 2008, nesta sexta-feira, 27. O evento, com show da banda Zé Martins e Grupo Tempero Verde, foi realizado no saguão da Estação São Leopoldo e estiveram presentes o diretor-presidente, Marco Arildo Cunha, os diretores de Administração e Finanças, Ney Michelucci; de Operações, Paulo Amaral; dos superintendentes de Desenvolvimento e Expansão, Humberto Kasper, e de Desenvolvimento Comercial, Ernani Fagundes.

A coordenação do Relatório foi realizada pelo assessor da presidência, Edson Ferreira dos Santos, pelo chefe do Setor de Informações para a Gestão, Sergio Gaboardi e pelo empregado da Área de Planejamento, Enrico Giovanella Farias. Na apresentação, Edson explicou as principais ações descritas no relatório e a importância dos resultados para a Trensurb. Para ele, "a grande importância do relatório é a clareza em apresentar o que há de bom na empresa e, também, as áreas que podem melhorar, com a participação dos empregados e usuários".

Para o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, "a essência de uma empresa são as pessoas que trabalham nela e seus parceiros, e a Trensurb pode se orgulhar pela qualidade técnica daqueles que nela trabalham". Arildo salientou que "a Trensurb é o sistema de metrô elétrico com a menor tarifa, não só da Regiao Metropolitana de Porto Alegre, mas do país, e mesmo assim a Trensurb consegue suprir grande parte das suas despesas com seus próprios recursos". Arieldo disse ainda que "trabalhamos para cada vez mais reduzir a taxa de cobertura da empresa, e com essa economia para o governo, esse dinheiro pode ser aplicado em outras áreas, como saúde e educação".

Dos resultados apresentados pelo Relatório do ano de 2008, pode ser destacado dentro da diretriz de soluções e mobilidade, a autorização para a realização da obra de extensão, entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, e a proposta para a implantação do Aeromóvel, que ligará a Estação Aeroporto ao Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Dentro das diretrizes de Responsabilidade Socioambiental é destaque a redução de 2.908 toneladas de dióxido de carbono, 189 toneladas de óxido de nitrogênio e 5,66 toneladas de óxido de enxofre, todos agentes poluidores que deixaram de ser lançados na atmosfera. Além disso, 934,5 mil viagens de ônibus deixaram de ser realizadas, evitando a emissão de 9,57 milhões de litros de óleo diesel. Também foi dado um passo decisivo para a inclusão social, com a adoção de cotas para negros e mulheres dentro do Programa Estação Educar, que formou, no ano passado, 34 jovens das cinco cidades atendidas pelo trem. A Campanha do Agasalho, outra ação social da empresa, arrecadou 28.945 quilos de roupas e calçados doados a lares e creches da região.

Os empregados da empresa também tiveram benefícios com a manutenção do plano de benefícios e vantagens, a assistência médica e investimentos em capacitação e desenvolvimento profissional. Em 2008, a Trensurb iniciou a renovação da empresa com a contratação de mais 151 empregados. Dentre outros tópicos que integram o Relatório 2008 da Trensurb, destaca-se:

Qualificação do serviço para os usuários

- Manutenção do caráter social da tarifa
- Modernizações das frotas, sistemas de freios e das estações
- Operação Expointer
- Atendimento mádico de emergência
- Ciclista Trensurb
- Atividades culturais, como Biblioteca Livros Sobre Trilhos, Galeria Mario Quintana, Artes nos Trilhos, Poemas nos Trens

Participação na Comunidade

- Estação Educar
- Programa Trensurb-Uniwork
- Futuro Usuário
- Campanha do Agasalho
- Pianel do Trabalhador
- Papai Noel dos Correios

Valorização do Empregado

- Segurança do trabalho
- Benefícios sociais
- Capacitação
- Cultura e entretenimento
- Sexta Curta Trensurb

Meio Ambiente

- Incentivo ao comprometimento ambiental
- Sistema de gestão ambiental
- Coleta de óleo de cozinha e pilhas e baterias
- Gerenciamento de resíduos
- Prevenção de riscos ambientais

Sustentabilidade Financeira

- Aumento de receita
- Obras de extensão
- Redução de passivos trabalhistas
- Implantação da Superintendência de Desenvolvimento e Expansão (Sudec)

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 495paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=2227&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000