Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB TROCA SISTEMA DE ILUMINAÇÃO NAS ESTAÇÕES GERANDO ECONOMIA PARA A EMPRESA

TRENSURB TROCA SISTEMA DE ILUMINAÇÃO NAS ESTAÇÕES GERANDO ECONOMIA PARA A EMPRESA

30.11.2009

A mudança garantirá uma maior eficiência energética, com menor custo e nova tecnologia para aproveitar recursos naturais.

A mudança garantirá uma maior eficiência energética, com menor custo e nova tecnologia para aproveitar recursos naturais.

A Trensurb está mudando as instalações do sistema de iluminação das plataformas das estações. O objetivo é diminuir o consumo de energia, melhorar a iluminação e atender às novas normas técnicas. Antes, eram usadas duas lâmpadas de 32W em cada luminária, e agora, com a mudança implantada, serão utilizadas duas de 28W, representando um consumo menor e redução de custos. Além disso, o novo sistema de lâmpadas será automatizado por um Controlador Lógico Programável, que terá a função de acionar a iluminação da plataforma em horários pré-estabelecidos, de acordo com uma tabela que leva em conta o momento em que o sol nasce e também quando se põe. E para dias nublados, quando a luz natural for menor que o programado, um sensor automático ativará o sistema de iluminação.

No momento, sete estações já contam com parte das novas luminárias instaladas, Aeroporto, Anchieta, São Luis/Ulbra, Luiz Pasteur, Sapucaia, Petrobrás e Fátima. Dessas sete, as cinco primeiras começaram a instalação em junho, enquanto Petrobrás e Fátima receberam o novo sistema em outubro. A eficiência energética já é maior que a anterior, pois além de aproveitar melhor as condições naturais, o sistema automatizado é programado para funcionar somente quando necessário, diminuindo assim o consumo, o desperdício e os custos.

O desenvolvimento deste projeto começou com a dissertação de mestrado de Otávio Alves Rolim, engenheiro da Trensurb. Em sua pesquisa, Otávio estudou alternativas que baixassem o custo e melhorassem o funcionamento dos sistemas de iluminação e trocas de lâmpadas.


Foto: Cleber Correa, da Trensurb

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 496paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=2229&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000