Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB, EPTC E ATP ASSINAM CONTRATO DE INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE BILHETAGEM ELETRÔNICA

TRENSURB, EPTC E ATP ASSINAM CONTRATO DE INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE BILHETAGEM ELETRÔNICA

30.11.2009

Após ajustes técnicos, está confirmado a integração entre os sistemas SIM - Sistema Integrado Metropolitano e TRI – Sistema do Município de Porto Alegre.

Após ajustes técnicos, está confirmado a integração entre os sistemas SIM - Sistema Integrado Metropolitano e TRI – Sistema do Município de Porto Alegre.

Nesta segunda-feira, dia 30 de novembro, foi assinado o Contrato de Integração do Sistema de Bilhetagem Eletrônica que agilizará a integração dos sistemas da Trensurb e do município de Porto Alegre. Para o presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, "o sistema foi planejado e construído para facilitar a vida dos trabalhadores, inicialmente, o usuário do metrô terá o seu cartão inteligente, o SIM, e logo adiante a integração total com o TRI". O sistema trará maior facilidade aos usuários e empregados, reduzindo as filas para a compra de bilhetes. Arildo disse ainda que "a empresa está vivendo um período de transição, e a bilhetagem eletrônica faz parte disso, pois trará maior qualidade no atendimento e na prestação de serviços, preparando a Trensurb para o futuro"

O contrato foi afirmado no gabinete da presidência, às 10h, e contou com presença do diretor-presidente da EPTC, Luiz Afonso dos Santos Senna; o diretor-presidente da ATP, Enio Roberto Dias dos Reis; do diretor de Administração e Finanças da Trensurb, Ney Mechelucci; do vice-presidente da ATP, João Paulo Marzotto; da Diretora de Administração e Finanças da EPTC, Lúcia Helena Pigat Zuchowski; do Diretor de Operações da Trensurb, Paulo Renato Amaral.

Para o presidente da EPTC, Luiz Afonso dos Santos Senna, "essa iniciativa nos dá condições para melhor desenvolver o país, as cidades no futuro não comportarão o grande número de carros e o transporte público passa a ser fundamental". O presidente da ATP, Enio Roberto Dias dos Reis, disse que "esse é um momento histórico para o transporte da região metropolitana e, principalmente, para os usuários".

Os técnicos da Trensurb e ATP reuniram-se nesta tarde, para definir o cronograma das ações conjuntas a serem desenvolvidas para a implantação do sistema. Segunda-feira, 7, inicia cadastramento.

O SIM

Sistema Integrado Metropolitano, cartão de bilhetagem eletrônica, que começa a ser implantado na próxima segunda-feira, 7 de dezembro, vai facilitar a vida dos usuários e dos trabalhadores da Trensurb. Peças publicitárias que serão veiculadas em TV, rádio e jornais, trarão orientações sobre o cadastramento e uso da nova tecnologia. A campanha também contará com anúncios nas estações da Trensurb e no interior dos trens.

Para adquirir o cartão, o usuário deverá se cadastrar nos quiosques de atendimento do cartão SIM, que estarão localizados nas estações São Leopoldo, Esteio, Sapucaia, Esteio e Canoas/La Salle, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, ou diretamente na Central de Passagens, à Rua Uruguai, 45, Centro de Porto Alegre, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

Para efetuar o cadastro é necessário apresentar a Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. Em até 15 dias após o cadastro o cartão estará disponível na Central de Passagens, e, para retirá-lo, o usuário deverá carregar valor igual ou superior a dez passagens (hoje equivalente a R$ 17,00). Dai para frente, o recarregamento será feito somente nas bilheterias identificadas do Cartão SIM, de segunda à sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 7h às 14h - nos domingos e feriados o serviço não funcionará.

Para utilizar o SIM, basta aproximar o cartão do local indicado no bloqueio, o valor referente a passagem será descontado e o visor mostrará os créditos restantes. Em caso de furto, o cartão pode ser bloqueado e uma segunda via pode ser solicitada pelo usuário, que terá os créditos transferidos para o novo cartão.

O sistema eletrônico estará disponível neste primeiro momento apenas para usuários de passagem unitária. Em breve serão disponibilizados cartões de isenção para idosos e portadores de deficiência, e posteriormente o SIM estará integrado ao sistema de bilhetagem dos ônibus de Porto Alegre.

SERVIÇO

Cadastramento

Data - Poderá ser feito a partir da próxima segunda-feira, 7 de dezembro.
Locais - Nas estações São Leopoldo, Sapucaia, Esteio e Canoas/La Salle e na Central de Passagens da EPTC, à Rua Uruguai, 45, Centro de Porto Alegre.
Horários - Nas estações, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.
- Na Central de Passagens, à Rua Uruguai, 45, Centro de Porto Alegre, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.
Documentos necessários - Para efetuar o cadastro é necessário apresentar a Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência.

Carga:

Primeira carga - Em até 15 dias após o cadastro o cartão estará disponível na Central de Passagens, e, para retirá-lo, o usuário deverá carregar valor igual ou superior a dez passagens (hoje equivalente a R$ 17,00).
Recarga - Serão feitos somente nas bilheterias identificadas pelo Cartão SIM, de segunda à sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 7h às 14h.

FOTO: André Ávila

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 496paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=2232&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000