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TIRE SUAS DÚVIDAS E TENHA TODAS AS INFORMAÇÕES DO CARTÃO SIM - TRENSURB

06.12.2009

Leia aqui todas as informações sobre o Cartão SIM da Trensurb.

TIRE SUAS DÚVIDAS E TENHA TODAS AS INFORMAÇÕES DO CARTÃO SIM - TRENSURB


Telefones para informações:

• 3027-9959 (Tri) horário de atendimento de seg. a sex. das 8h às 18h. Nos sáb, dom. e feriados somente para cancelamento de cartão, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

• 3363-8477 (Trensurb) Para informações básicas sobre cadastramento e recarga de créditos.

• 118 (EPTC) Para informações básicas sobre cadastramento e recarga.

Inicio do cadastramento: dia 7 de dezembro de 2009.

Quem poderá fazer o cadastro:


Nesta primeira fase, o cadastro estará disponível apenas para usuários da passagem unitária e que adquirem o bilhete para uso exclusivo no Trensurb.

Onde fazer o cadastro:

A inscrição para obter o cartão SIM poderá ser feita nos quiosques de atendimento, que estarão localizados nas estações São Leopoldo, Esteio, Sapucaia, Esteio e Canoas/La Salle, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e na Central de Passagens, na Rua Uruguai, n° 45 - Centro de Porto Alegre, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O cadastro é gratuito.

Documentos necessários para fazer o cadastro:

- Para realizar o cadastro é necessário portar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

- Se a pessoa já possui um cartão dos ônibus de Porto Alegre, o TRI, não é preciso apresentar esses documentos, apenas o cartão.

Retirada do cartão Sim:

- Em até 15 dias úteis após o cadastro, o cartão SIM deve ser retirado na Central de Passagens, na Rua Uruguai, n° 45 - Centro de Porto Alegre, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. (A retirada do cartão é somente neste local)

- Para a retirada do cartão é necessário apresentar o protocolo fornecido no dia em que foi feito o cadastro e documento de identidade do usuário.
No momento da retirada do cartão o usuário deverá carregar valor igual ou superior a dez passagens do Trensurb (hoje equivalente a R$ 17,00). Pagamento em dinheiro.

Retirada do cartão Sim por outra pessoa que não seja o titular:

• Apresentar o protocolo de retirada fornecido no dia em que foi feito o cadastro;
• Documento de identidade do titular do cartão;
• Autorização por escrito e assinada pelo titular do cartão;
• Documento de identidade da pessoa autorizada a retirar o cartão.
• Carregar o cartão com valor igual ou superior a dez passagens do Trensurb (hoje equivalente a R$ 17,00). Pagamento em dinheiro.

Em caso de perda ou roubo do cartão:

- Em caso de perda ou roubo, o titular do cartão deverá ligar para 3027-9959, das 8h às 18h de seg. a sex. e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h - para que o cartão seja cancelado e uma segunda via seja solicitada. Os créditos serão bloqueados em até 24 horas.
- O cancelamento do cartão é irreversível.
- A quantia de créditos computados na data posterior ao bloqueio do cartão extraviado virá creditada no seu novo cartão.
- O cancelamento e a solicitação de outra via do cartão também podem ser feitos pessoalmente na Central de Atendimento, à Rua Uruguai, 45 – Centro, Porto Alegre.

Retirada de segunda via do cartão:

- Para retirar a segunda via do cartão o usuário deve se dirigir à Rua Uruguai, nº. 45 – Centro, Porto Alegre e pagar (em dinheiro) a taxa de confecção de R$11,50 (equivalente a cinco tarifas vigentes do transporte coletivo de Porto Alegre). O prazo de entrega é de dois dias úteis.
A quantia de créditos computados na data posterior ao bloqueio do cartão extraviado virá creditada no seu novo cartão.

Retirada da segunda via do cartão Sim por outra pessoa que não seja o titular:

• Documento de identidade do titular do cartão;
• Autorização por escrito e assinada pelo titular do cartão;
• Documento de identidade da pessoa autorizada a retirar o cartão;
• Pagar (em dinheiro) a taxa de confecção de R$11,50 (equivalente a cinco tarifas vigentes do transporte coletivo de Porto Alegre).

Consulta de saldo:

- O saldo poderá ser visualizado na hora da utilização do cartão.
O titular também pode obter um extrato na Central de Atendimento, à Rua Uruguai, 45 – Centro, Porto Alegre. Deverá apresentar o seu cartão e documento de identidade.

Recargas:

- As recargas poderão ser feitas nas bilheterias do Trensurb identificadas do SIM:
• De segunda a sexta-feira, das 7h às 20h;
• Aos sábados, das 7h às 14h;
• Nos domingos e feriados o serviço não funciona.

E na Central de Atendimento, à Rua Uruguai, 45 – Centro, Porto Alegre, de seg. a sex, das 9h às 17h. (Neste local não há recarga nos sábados, domingos e feriados).

O valor mínimo de recarga é de R$10,00.
O valor máximo que o cartão comporta é 300 tarifas vigentes do Trensurb, o que hoje equivale a R$510,00 (quinhentos e dez reais).
Pagamento somente em dinheiro.

Cartão Sim VT e Isenção:

Em breve serão disponibilizados cartões de vale-transporte e cartões de isenção para idosos e portadores de deficiência. Ainda não há data prevista. Os usuários (e empregadores) serão informados através de ampla divulgação quando iniciar o cadastramento para esses perfis.
Nesta primeira fase, o cadastro estará disponível apenas para usuários da passagem unitária e que adquirem o bilhete para uso exclusivo no Trensurb.

Integração com ônibus:

No futuro, o SIM estará integrado ao sistema de bilhetagem eletrônica dos ônibus de Porto Alegre, o TRI. O cartão SIM poderá ser utilizado nos ônibus e o cartão TRI poderá ser utilizado no Trensurb. Ainda não há data prevista para. Os usuários serão informados através de ampla divulgação quando iniciar a integração.

Como utilizar o cartão Sim:

Para ter acesso à plataforma de embarque utilizando o cartão SIM, basta que o usuário aproxime seu cartão do validador do bloqueio.
O usuário deverá aproximar seu cartão do leitor e aguardar alguns segundos pelo processamento. O validador exibirá tela com o novo saldo do cartão (ou seja, com a tarifa já debitada).
Quando o cartão for afastado do leitor, a roleta do bloqueio ficará liberada para a passagem do usuário, e o validador mostrará a mensagem “Passe”.
Caso o saldo no cartão for insuficiente para debitar o valor de uma passagem, o validador apresentará uma mensagem de erro, e a roleta não será liberada.

Outras informações:

No site da Trensurb - www.trensurb.gov.br - clicando no banner SIM leia Perguntas e Respostas.

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