Home Página Inicial > Notícias > CARNAVALESCOS VIAJAM DE TREM EM COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DO SAMBA

CARNAVALESCOS VIAJAM DE TREM EM COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DO SAMBA

07.12.2009

<i> Representantes de diversas escolas de samba da região metropolitana viajaram da Estação Mercado à Estação São Leopoldo, neste domingo, como parte da programação 24h de Samba, que comemora o Dia Nacional do Samba, ocorrido no dia 2. </i>

Representantes de diversas escolas de samba da região metropolitana viajaram da Estação Mercado à Estação São Leopoldo, neste domingo, como parte da programação 24h de Samba, que comemora o Dia Nacional do Samba, ocorrido no dia 2.

O evento, realizado pela Coordenação de Manifestações Populares de Porto Alegre, que faz parte da Secretaria de Cultura da Capital, incluiu a viajem de trem de carnavalescos da Estação Mercado até a Estação São Leopoldo, neste domingo, 6, como parte da programação 24h de Samba, que neste ano completa sua quinta edição. Representantes de diversas escolas de samba embarcaram ao longo das estações para a comemoração da data, ocorrida dia 2 de dezembro.

A Primeira Dama da Escola e organizadora do evento em São Leopoldo, Tânia Nara Silveira da Silva, comentou a importância da data. "O reconhecimento é, para nós, uma conquista. Tanto que, dia 2 de dezembro de 2010 será feriado nacional. O Brasil é lembrado no exterior, principalmente, por suas belezas naturais e pelo samba, o que mostra a sua importância para a cultura", disse. O coordenador de Manifestações Populares, da Secretaria de Cultura de Porto Alegre, Joaquim Lucena, também expressou sua alegria com a comemoração da data. "O samba é raiz, é cultura e faz parte da cidadania. O nosso objetivo é mostrar o lado lúdico e puro do samba", comentou. Também participaram do evento, a Corte de São Leopoldo, representada pela Rainha do Carnaval 2010, Aline Nogueira de Mello, a Primeira Princesa, Jenifer Priscila da Silva, a Segunda Princesa Kimberlyn de Oliveira e o Rei Momo Ivo da Silva Júnior, juntamente com a Coordenação de Carnaval de São Leopoldo.

A Trensurb participou do evento disponibilizando, pelo quinto ano consecutivo, dois vagões exclusivos para o deslocamento do grupo.

Dia Nacional do Samba - O Dia Nacional do Samba foi criado em 2 de dezembro de 1940, numa iniciativa do vereador baiano LUIS Monteiro da Costa, em homenagem a Ary Barroso. A festa se espalhou pelo Brasil e se tornou uma celebração nacional. Em Porto Alegre, a realização do evento é feita pela Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul (AECPARS).

Fotos: Andressa Pazzini

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=2247&sitemapPage=323456de 495paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=2247&sitemapPage=5

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000