Home Página Inicial > Notícias > BIBLIOTECA LIVROS SOBRE TRILHOS COMEMORA UM ANO DE MUITA LEITURA

BIBLIOTECA LIVROS SOBRE TRILHOS COMEMORA UM ANO DE MUITA LEITURA

16.12.2009

Desde sua inauguração, já foram retirados 9847 livros pelos seus 1306 sócios. A comemoração ocorreu nesta terça-feira, dia 15, e teve teatro, coral, bolo e a presença de usuários participantes dos concursos culturais.

Desde sua inauguração, já foram retirados 9847 livros pelos seus 1306 sócios. A comemoração ocorreu nesta terça-feira, dia 15, e teve teatro, coral, bolo e a presença de usuários participantes dos concursos culturais.

Nesta terça-feira, 15, a Biblioteca Livros Sobre Trilhos comemorou um ano de funcionamento. A cerimônia ocorreu às 17h30min na própria biblioteca, localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb e contou com apresentação de teatro do grupo cênico Com Todas as Letras e do Coral da UFRGS. Estavam presentes o Superintendente de Desenvolvimento Comercial da Trensurb, Ernani Fagundes; a bibliotecária Carla Casagrande; o coordenador do Concurso Poema nos Ônibus e nos Trens e editor da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, Fernando Rozano; leitores e usuários do metrô.

A biblioteca proporciona aos seus leitores concursos e promoções que incentivam a prática da leitura e o desenvolvimento da criatividade. Dentre elas, foi realizado, em 2009, o Concurso Frases Para Marcador de Página. Os autores das melhores frases receberam prêmios e tiveram a oportunidade de recitar suas frases. Deise Soares Ferraz, que teve sua frase escolhida no concurso comenta que costuma sempre escrever. "É uma excelente forma de incentivar a leitura. Agora com a biblioteca perto de mim, tenho planos de pegar livros para meu filho", afirma Deise.

Como forma de agradecimento, a biblioteca presenteou o sócio adulto e a criança que mais retira livros desde sua inauguração. Na categoria adulta, a premiada foi Karen Araújo que se associou um mês após a criação da biblioteca. Karen comenta que todos os empréstimos são para a filha Ana Júlia de 6 anos. "É uma ótima forma de incentivo de leitura, além disso, sinto que me aproximei muito da minha filha depois que começamos a fazer leituras. Discutimos e aprendemos juntas", declara Karen.

O coordenador do projeto Poema nos Ônibus e nos Trens, Fernando Rozano, afirma que há muito interesse pela população na literatura e que qualquer forma de incentivo é válido. "A literatura e a poesia instigam o imaginário, o censo crítico, as idéias e o critério pessoal. Com este tipo de linguagem no nosso cotidiano, há sempre o crescimento pessoal e individual das pessoas", comenta Rozano. Os escritores presentes do projeto Poemas nos Trens receberam uma cópia do material de sua autoria que está fixado nos trens.

O superintendente de Desenvolvimento Comercial da Trensurb, Ernani Fagundes, acredita ser fundamental ter um espaço reservado para a leitura no nosso ambiente de trabalho e a disposição dos usuários. "O significado do transporte com segurança e bom preço, acabam por ter um significado ainda maior na vida das pessoas quando aliado às atividades culturais como as que são oferecidas pela Trensurb", salienta Fagundes.

A comemoração foi encerrada com a encenação do grupo de teatro Com Todas as Letras com a peça Mulheres de Machado, seguido pela apresentação do Coral da UFRGS interpretando músicas natalinas. Os convidados também tiveram a oportunidade de cantar parabéns e degustar um bolo de aniversário.

A biblioteca Livros sobre Trilhos da Estação Mercado, parceria da Trensurb com o Instituto Brasil Leitor e patrocínio da VisaNet Brasil, funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Para utilizar o serviço é necessário apenas fazer um cadastro, que é gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), juntamente com uma foto 3x4. Também é necessário levar o comprovante de residência atual (original e cópia). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteira de identificação com foto e código de barra para usar o serviço. A partir daí, podem retirar os livros de seu interesse sem custo nenhum.

FOTO: Ana Paula Scheffer

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 495paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=2261&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000