Home Página Inicial > Notícias > DIA D NO SETOR DE MANUTENÇÃO DOS TRENS PROMOVE MELHORIAS QUE AFETAM POSITIVAMENTE OS USUÁRIOS DA TRENSURB

DIA D NO SETOR DE MANUTENÇÃO DOS TRENS PROMOVE MELHORIAS QUE AFETAM POSITIVAMENTE OS USUÁRIOS DA TRENSURB

18.12.2009

Através das melhorias realizadas no segundo ano do Dia D, o trabalho da área de manutenção dos trens da empresa ganha maior eficiência, que reverte em mais qualidade para os empregados e no serviço prestado ao usuário do metrô.

Fotos Rodrigo Brandão, da Trensurb

Através das melhorias realizadas no segundo ano do Dia D, o trabalho da área de manutenção dos trens da empresa ganha maior eficiência, que reverte em mais qualidade para os empregados e no serviço prestado ao usuário do metrô.


Como forma de qualificar os serviços oferecidos aos usuários que utilizam o metrô, a Trensurb, através do Setor de Manutenção Leve – Semle, promoveu nesta sexta-feira, 18, na manhã e tarde, o Dia D, que consiste em ações de descarte de materiais que estão sem uso ou descartáveis. Também busca a organização do Setor, a partir de pinturas e outras medidas que vão melhorar o ambiente de trabalho. Este é o segundo ano de atividades, que acontecem sempre em dezembro. As ações fazem parte do Programa 5S, ferramenta de qualidade criada no Japão adotada pelas empresas, que se baseia em uma filosofia de trabalho que promove a consciência e responsabilidade de todos.

A partir desse conceito, é constituída uma equipe composta por empregados, que acompanha os trabalhos no escritório, na pintura e no descarte, estabelecendo o que deve ser feito. Realizaram-se pinturas nas faixas de segurança, paredes e depósito de óleo. Na frente do prédio foi iniciado a construção de um canteiro para folhagens.

Os materiais que foram recolhidos no Dia D vão para uma área de descarte, onde são catalogados, identificados e onde recebem o determinado destino. Aqueles classificados como obsoletos, receberão baixa patrimonial. Sendo sucatas de metal, borracha ou outra espécie, serão destinados à reciclagem. De acordo com o chefe de Manutenção do Semle, Paulo Roberto Lutkmeier, "este é o dia em que as pessoas param para pensar no que tem a mais na sua mesa, gavetas, nos armários e nas dependências do setor. O que não tiver mais uso é descartado, propiciando uma melhor qualidade de trabalho, que já é observado por todos de um ano para cá". Houve também atividades de confraternização entre os trabalhadores da Manutenção.

ATIVIDADES NA MANHÃ – Na manhã repleta de atividades, os funcionários da empresa tercerizada MPE, juntamente com os trabalhadores da Trensurb, realizaram a pintura dos latões de lixo; nas localização dos extintores; na mureta da rampa externa; e no depósito de óleo. Também promoveram a organização do almoxarifado e a limpeza externa dos pavilhões. O técnico em Mecânica e coordenador do grupo 5S do Semle, Derci Jesus Flores destacou a importância dos trabalhos. "O que fazemos aqui é para melhorar o setor e reduzir os custos da empresa, que contribuem no orçamento que é disponibilizado pelo Governo", ressalta Flores.

Todas as ações realizadas no Dia D estão integradas ao Mapa Estratégico da Trensurb, nos tópicos que abrangem a estrutura organizacional e funcional e no ambiente e estrutura adequada aos trabalhadores.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 494paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=2271&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000