Home Página Inicial > Notícias > TRENSURB ATENDEU 4403 ALUNOS DURANTE O ANO DE 2009 ATRAVÉS DO PROGRAMA FUTURO USUÁRIO

TRENSURB ATENDEU 4403 ALUNOS DURANTE O ANO DE 2009 ATRAVÉS DO PROGRAMA FUTURO USUÁRIO

22.12.2009

O programa, que tem o objetivo de ensinar como se utiliza o metrô com segurança, encerrou as atividades deste ano em escola de Novo Hamburgo para cerca de 60 alunos.

Fotos Ana Paula Scheffer, da Trensurb

O programa, que tem o objetivo de ensinar como se utiliza o metrô com segurança, encerrou as atividades deste ano em escola de Novo Hamburgo para cerca de 60 alunos.

O programa Futuro Usuário da Trensurb encerrou as atividades de 2009 de uma maneira diferente. Nesta segunda-feira, 21, a equipe do Setor de Relações Comunitárias (Serel), fez a primeira palestra sobre o programa em uma escola de Novo Hamburgo, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo Grin, no bairro Santo Afonso. Durante o encontro os estudantes aprenderam as normas de conduta e segurança nas estações e dentro dos trens, como por exemplo, a respeitar a faixa amarela e seguir as sinalizações.

Os cerca de 60 alunos que assistiram à palestra estão convivendo com a nova realidade da extensão do metrô de São Leopoldo a Novo Hamburgo diariamente, pois moram próximo às obras e a escola está localizada atrás canteiro central. Por isso, o tema despertou interesse da comunidade e passou a ser estudado em sala de aula. Os alunos de uma das turmas desenvolveram uma página na internet onde postaram dúvidas e curiosidades, além disso, também entrevistaram os operários que estão trabalhando na construção da linha do metrô. Outras dúvidas, como velocidade do trem, sistema operacional e peso puderam ser esclarecidos durante a palestra.

A aluna Cassiele Aurz, 9, foi uma das mais curiosas e fez diversas perguntas. Para ela, a palestra ajudou a conhecer um pouco mais sobre o trem. "Agora quando eu andar de trem foi ver todas essas coisas", disse ela. Para Maria Christina Pinto, coordenadora do Serel, a palestra é uma forma de ensinar as crianças a cuidarem desde cedo do que é delas. Para Aline Dias, "as informações ajudaram a fazer o trabalho de aula e a conhecer o trem".

O programa Futuro Usuário em 2009

No ano de 2009, a Trensurb transportou através do programa Futuro Usuário, 4403 crianças de mais de 50 escolas das cinco cidades atendidas pelo metrô (Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo), além de outras como Caxias do Sul, Fortaleza dos Vales, Lajeado, Taquara, Portão, Farroupilha, Cruzeiro do Sul, Santa Cruz do Sul, Santo Antônio, Nova Petrópolis, Feliz, Araricá e Sapiranga.

Dentro desta programação, os estudantes aprenderam sobre o metrô e também puderam participar de sessões de conto da Biblioteca Livros Sobre Trilhos, na Estação Mercado. O programa Futuro Usuário é o mais antigo da Trensurb, e iniciou no mesmo ano que os trens começaram a operar, em 1984. As visitas ocorrem durante o período letivo e devem ser retomadas em março de 2010.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=2277&sitemapPage=323456de 496paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=2277&sitemapPage=5

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000