Home Página Inicial > Notícias > EM JANEIRO, FOTOGRAFIA E ARQUITETURA SÃO OS TEMAS DAS EXPOSIÇÕES NAS ESTAÇÕES DA TRENSURB

EM JANEIRO, FOTOGRAFIA E ARQUITETURA SÃO OS TEMAS DAS EXPOSIÇÕES NAS ESTAÇÕES DA TRENSURB

29.12.2009

De 5 a 31 de janeiro, Imagens do Fórum Social Mundial na Estação Mercado e de Buenos Aires, em São Leopoldo; na estação Farrapos serão expostos os trabalhos de arquitetura da Archiprix.

De 5 a 31 de janeiro, Imagens do Fórum Social Mundial na Estação Mercado e de Buenos Aires, em São Leopoldo; na estação Farrapos serão expostos os trabalhos de arquitetura da Archiprix.

Entre os dias 5 e 31 de janeiro os usuários da Trensurb poderão conferir a exposição fotográfica Atos por um mundo melhor na galeria Mario Quintana, na estação Mercado. A mostra fotográfica da jornalista Carmem Silva retrata atos e manifestações durante o Fórum Social Mundial - FSM no início do ano em Belém do Pará. Oded Grajew, idealizador do FSM, na apresentação da exposição escreve que "é possível perceber que mesmo depois de dez anos, o lema Outro mundo é possível, continua totalmente atual". Por isso, a justificativa maior deste projeto de exposição Atos – Por um Mundo Melhor é expressa através do desejo de pensar através da fotografia esse momento da história da humanidade e de sua luta por um mundo melhor, que nasce com o FSM. Segundo os organizadores é por meio da fotografia que será repassado, a quem não estava presente, o sentimento de mudança. "Buscamos registrar e retratar atos de homem e mulheres, reunidos em Belém, que de alguma maneira manifestaram o desejo de transformação para um mundo melhor", afirmam.

A jornalista Carmen Silva é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos e integrante do Grupo Experimental de Fotografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na área de fotografia, Carmen tem se dedicado, principalmente, a retratar e documentar as relações no mundo do trabalho, o cotidiano urbano e rural e as diversas formas de manifestação dos movimentos sociais.

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL ARCHIPRIX NA ESTAÇÃO FARRAPOS

O Archiprix International é um concurso mundial de trabalhos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Os projetos vencedores na premiação em Montevidéu, bem como outros participantes estarão em exposição na Estação Farrapos entre os dias 4 e 31 de janeiro.
A edição 2009 ocorreu recentemente em Montevideo e reuniu os melhores trabalhos finais de graduação de 218 universidades do mundo. O evento chegou a capital uruguaia após passar pela Holanda, Turquia, Escócia e China. O evento sulamericano contou com representantes de 66 países e foi composto por oficinas de projtetos, exposição de trabalhos e conferências.

Igor Freitas estudante de arquitetura da Ulbra teve a oportunidade de participar do evento e mostrou seu projeto de arquitetura sustentável para a Plataforma Logística Multimodal de Canoas, pesquisa desenvolvida para a conclusão de curso. As equipes tiveram que elaborar planos urbanísticos e arquitetônicos para a baía de Montevideo, região de grande importância histórica.

Entre os trabalhos exibidos estão projetos da escolas de arquitetura da UFRGS, Ulbra, Ritter dos Reis, Universidad Politécnica de Valencia, da Espanha; Kanagawa University, do Japão; Universidad Simón Bolívar, da Venezuela; Universität für Kunstlerische & Industrielle Gestaltung, da Áustria; Bezalel Academy of Art and Design, de Israel; Kuwait University, do Kuwait; University of Arizona, dos EUA; University of Manitoba,do Canadá; Universidad del Desarollo, do Chile; Architectural Association, da Inglaterra; e Universidad de la Republica, do Uruguay, entre outras.

IMAGENS DE BUENOS AIRES

A exposição do publicitário e fotógrafo Alberto Meneghetti retrata a riqueza arquitetônica, histórica e cultural da capital argentina e ficará na estação São Leopoldo entre os dias 5 e 31 de janeiro. A exposição intitulada Querida, Mi Buenos Aires reúne dez painéis cobertos por mosaicos fotográficos, compreendendo nove intervenções temáticas sobre Buenos Aires. Com organização do premiado fotógrafo Leonid Streliaev, a mostra reforça os laços com a cidade co-irmã de Porto Alegre e conta com o apoio institucional do Governo da Argentina, através do Consulado General de la República Argentina em Porto Alegre.

Meneghetti já teve a oportunidade de retratar outras cidades mundiais. Em setembro de 2008, apresentou a exposição fotográfica NYC People, na qual retratou o cotidiano da megalópole no período pós-11 de setembro. Em janeiro de 2009, Meneghetti apresentou a exposição Uruguai: Sol, Arte e História, com imagens de Punta Del Este.
Entre as imagens selecionadas há, peculiaridades do colorido e tradicional bairro La Boca; flagrantes do dia-dia dos argentinos, os monumentos e prédios históricos da cidade; a efervescência do bairro boêmio de San Telmo e o histórico Café Tortoni com os tradicionais shows de tango.

Foto: Carmen Silva

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 483paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=2284&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000