Home Página Inicial > Notícias > CICLISTAS PODERÃO TRANSPORTAR SUAS BICICLETAS NA TRENSURB AOS DOMINGOS E FERIADOS

CICLISTAS PODERÃO TRANSPORTAR SUAS BICICLETAS NA TRENSURB AOS DOMINGOS E FERIADOS

27.12.2007

A partir do primeiro domingo de 2008, 6 de janeiro, os ciclistas que desejarem pedalar em ciclovias e parques das cidades atendidas pela Trensurb poderão fazê-lo, levando suas bicicletas no metrô. É o programa Ciclista Trensurb, ação com a qual a empresa visa estimular o uso da bicicleta e facilitar o lazer dos usuários.

A Trensurb está marcando mais um gol e desta vez é de bicicleta. A empresa está lançando o programa Ciclista Trensurb, nome atribuído à ação que será implantada a partir do domingo, 6 de janeiro de 2008, que permitirá aos usuários ciclistas transportar suas bicicletas no metrô. O acesso será permitido somente aos domingos e feriados entre as 5h e 21h.

Nas dependências do metrô, o ciclista deverá transportar sua bicicleta, sem que faça o uso dela, inclusive nas rampas e passarelas de acesso. Nas estações, haverá no piso da plataforma uma comunicação visual de indicação para o embarque no trem, onde a bicicleta deverá ser carregada próxima ao corpo.

A Trensurb disponibilizará, nas estações, um Guia de Procedimentos, em formato de bolso, onde constam todas as orientações que devem ser respeitadas pelos ciclistas para assegurar uma viagem segura e confortável para todos os usuários. Estes procedimentos foram debatidos com os ciclistas que representam a ONG Transporte Ativo e a Associação Sapiranguense de Ciclismo, que aprovaram a idéia (veja os procedimentos abaixo). Além disto, o guia contém informações sobre as principais ciclovias e parques das cidades atendidas pelo metrô (Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo).

O gerente de Mobilidade Urbana da Trensurb, Sidemar Francisco da Silva, explica que a empresa pretende acompanhar, durante os meses de janeiro e fevereiro, o funcionamento da ação e que, se tudo transcorrer bem, a idéia é torná-la permanente. “A bicicleta, assim como o metrô, é um meio de transporte não poluente, que pode ser utilizada para o turismo, o lazer, o trabalho. Este é um casamento que tem tudo para dar certo.”, comenta Sidemar.

Guia de Procedimentos do Ciclista Trensurb

Para se tornar um Ciclista Trensurb, basta o usuário solicitar um Guia de Procedimentos, em qualquer estação, e seguir suas orientações:

1. Exclusivamente aos domingos e feriados das 5h às 21h.

2. Apenas uma bicicleta por usuário - somente bicicleta convencional (duas rodas), não motorizada e limpa.

3. Não é permitido andar de bicicleta nos acessos e áreas internas das estações. Os ciclistas deverão manter suas bicicletas sempre ao seu lado, empurrando-as.

4. Os ciclistas menores de 12 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

5. Informe a um funcionário que você está portando a bicicleta para que ele proceda a abertura da cancela. Passe normalmente pelo bloqueio e conduza a sua bicicleta pela cancela.

6. Por questão de segurança, use somente as escadas fixas.

7. Aguarde a liberação das escadas fixas pelos demais usuários, por medida de segurança.

8. Mantenha sua bicicleta antes da faixa amarela. Caso não consiga embarcar, aguarde outro trem.

9. Embarque no local indicado no piso da plataforma, sempre dando prioridade ao demais usuários.

10. Cuide para sua bicicleta não impedir o fechamento das portas e não obstruir a entrada e saída.

11. A bicicleta não poderá ser colocada no chão, encostada na parede, nem colocada sobre os bancos.

12. Em caso de acidente, com paralisação do sistema e evacuação do trem entre estações, as bicicletas devem ser deixadas no interior do trem.

13. Em ocorrências de anormalidade no sistema ou situações especiais de grande fluxo de usuários nas estações e trens, os funcionários poderão impedir o acesso de usuários com bicicletas.

14. Danos causados aos demais usuários, a si próprio ou ao patrimônio dos trens e estações são de responsabilidade do ciclista.

15. O Metrô não se responsabiliza por sua bicicleta.

16. Passeios em grupos: para seu conforto, agende pelos telefones
(51)2129-8419 ou (51)2129-8420.

17. Se você necessitar de ajuda ou de alguma informação, procure um funcionário da Trensurb.

18. Fale Conosco: Central de Atendimento ao Usuário (51) 2129-8477 de 2ª à 6ª feira, das 7h às 20h / www.trensurb.gov.br

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 494paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=256&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000